Hoje é quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024.
Nem mesmo duas semanas se passaram desde que postamos sobre a Índia “virando a mesa” e assumindo o papel de validação em seu esquema de comércio de créditos de carbono e hoje temos outro passo inovador para relatar: a Índia lança um "framework for Voluntary Carbon Market in Agriculture Sector and Accreditation Protocol of Agroforestry Nurseries".
Na verdade, o comunicado de imprensa é de 29 de janeiro.
Assim, o Mercado Voluntário de Carbono (VCM) no setor agrícola da Índia se destinará a encorajar os pequenos e médios agricultores e permitir que aproveitem os benefícios do crédito de carbono.
“A introdução dos agricultores no mercado de carbono não só os beneficiará, mas também acelerará a adoção de práticas agrícolas que respeitam o meio-ambiente”.
Segundo o comunicado de imprensa, o setor agrícola representa 18,6% do PIB da Índia e 54,6% da força de trabalho do país.
No que diz respeito ao Accreditation Protocol of Agroforestry Nurseries, o Ministro disse que o mesmo “vai fortalecer os arranjos institucionais de produção e certificação de material de plantação em larga escala e assim promover a agrofloresta no país”.
Como tal, a Índia poderá constituir um exemplo de agricultura sustentável em todo o mundo, desde as savanas na África até às florestas tropicais da América do Sul.
O governo solicitou ao Indian Institute of Agricultural Research (ICAR) que desempenhasse um papel ativo nesta iniciativa.
Clique na imagem abaixo para o comunicado de imprensa. E assim que conseguirmos mais detalhes, publicaremos para você.