Hoje é segunda-feira, 18 de março de 2024.
Há algumas semanas a Índia anunciou o seu Mercado Voluntário de Carbono para a Agricultura. E prometemos aos nossos leitores publicar mais detalhes assim que tivéssemos. Aqui está: documento de 68 páginas intitulado "Framework for Voluntary Carbon Market In Agriculture Sector" pelo Ministry of Agriculture and Farmers Welfare.
De acordo com o relatório, tempos modernos exigem ir além do aumento de “rendimento por hectare” e também adoptar práticas sustentáveis, que não só melhorem a renda dos agricultores, mas também promovam a gestão ambiental.
Segundo o plano, os agricultores na India poderão colher benefícios ao participarem dos mercados de créditos de carbono através do sequestro de carbono em suas terras:
benefícios diretos: incentivos em dinheiro para o carbono sequestrado, de US$ 8,5 a US$ 12 por crédito. Um agricultor médio pode sequestrar 2 a 6 créditos por hectare.
benefícios indiretos: melhoria do solo, da biodiversidade, da gestão da água, da resiliência climática e da temperatura.
Eis como a Índia pretende promover estas iniciativas, tudo bem explicado no relatório:
National Voluntary Carbon Market
Carbon Credit Trading Scheme
Green Credit Program e
Payment for Ecosystem Services.
O capítulo "VCM Registry for the Agricultural Sector" na página 20 é de extrema importância. Cita os registros internacionais existentes e bem conhecidos. “Por outro lado, o Governo teria um controle limitado sobre o processo e haveria dependência de agências externas”.
Recentemente, a Índia "virou a mesa" e assumiu o papel de validação no seu Esquema de Comércio de Créditos de Carbono.
A agricultura na India é altamente vulnerável às alterações climáticas, com cerca de 50% das áreas cultivadas em condições de alimentação pluvial. Como exemplo, um marco histórico mencionado em um editorial recente da Nature, foi a ligação dos rios Ganges e Yamuna, construída de 1842 a 1854, antes até do Canal de Suez.
Nesse sentido, nem é preciso sublinhar o crescente protagonismo sendo recuperando pela Índia no Mundo atual.
Clique na imagem abaixo para baixar esta proposta de estrutura para o mercado voluntário doméstico de carbono no setor agrícola na Índia.
Inclui um Anexo com cerca de 15 metodologias para projetos de crédito de carbono na agricultura.