Hoje é é quarta-feira, 3 de abril de 2024.
Continuando a série de breves atualizações sobre alguns fatos significativos sobre o hidrogênio, postados anteriormente pela Carbon Credit Markets.
O extraordinário potencial de hidrogénio verde de África. Post original de 2023, março.
Sobre cerca de 3 centros de exportação mapeados num estudo encomendado pelo European Investment Bank, pela International Solar Alliance e pela Africa Union, apoiado por alguns outros governos e entidades. Basicamente Marrocos e Mauritânia no hub do Noroeste da África, hub do Egito e hub do sul, com a África do Sul e Namíbia. Um potencial bastante significativo de 50 Mt anuais de hidrogênio verde (solar) que ajudaria a garantir o abastecimento global através das exportações. Especialmente para regiões industrializadas da vizinhança, como a Europa.
Atualização de 2024, março
Estudo recém lançado “The Africa Hydrogen Opportunity” pelo Hydrogen Council e pela McKinsey & Co., reafirma o potencial de que o desenvolvimento da produção de hidrogênio renovável em África permitiria alcançar a suficiência energética continental e também tornar-se um grande exportador mundial. Serão necessários US$ 400 bilhões de investimentos, o que até 2050 gerará US$ 15 bilhões em novas receitas anuais para a África relacionadas com a exportação de hidrogênio. E segurança energética para os países industrializados.
O próximo post será uma atualização sobre uma das maiores usinas de hidrogênio do mundo, na Guiana Francesa.
@HydrogenMarkets