top of page

"Wood Dragon", o Novo Ano Lunar da China. Um tipo especial de Energia.

Hoje é sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024.


Iniciando um ano do "Wood Dragon" na China.


Incrivelmente raro, o último ano do "Wood Dragon" foi há 60 anos, em 1964. Segundo a crença tradicional, estes anos trazem um tipo especial de energia. Energia.


Para celebrar o Ano Novo Chinês de 2024 que começa amanhã, sábado, 10 de fevereiro de 2024, hoje postaremos referências a uma série de destaques recentes relacionados à transição energética daquele país, provenientes de 5 artigos do ChinaDaily, dois de dezembro de 2023 e três de janeiro. 2024.


Os números indicados são realmente impressionantes. Vejamos.


  • De acordo com o enviado especial da China para as alterações climáticas, durante a COP-28 no Dubai, "a China fez contribuições significativas para a transição energética e o desenvolvimento de energias renováveis... Graças às contribuições, o custo da geração de energia eólica em todo o mundo diminuiu em 80 por cento, e o custo da energia solar fotovoltaica diminuiu cerca de 90 por cento... Isto lançou uma boa base para a implantação em larga escala de energia renovável no mundo". Fonte: China backs G20 goal to triple global renewable energy by 2030.


  • "A capacidade instalada de energia renovável da China excedeu 1,45 bilhões de quilowatts este ano <2023>, representando mais de 50 por cento da capacidade total instalada de geração de energia do país, de acordo com dados divulgados pela Administração Nacional de Energia." Fonte: Renewable energy now exceeds 50% of installed capacity.


  • "Até 56 por cento dos 8,61 bilhões de dólares da China em construção e investimentos no sector energético em outros países e regiões participantes na BRI <Belt and Road Initiative> durante o primeiro semestre do ano passado <2023> foram para energias renováveis, como projetos solares, eólicos e hidrelétricos... Em 2022, os combustíveis fósseis representaram cerca de 61 por cento do envolvimento energético nessas regiões e países...". Fonte: State energy firms turn to renewables abroad.


  • "Os investimentos em novas energias aumentaram mais de 34 por cento ano a ano... Os investimentos concluídos na geração de energia solar ultrapassaram 670 bilhões de yuans no ano passado, enquanto os investimentos em energia eólica ultrapassaram 380 bilhões de yuans", disse o porta-voz da Administração Nacional de Energia durante numa conferência de imprensa em Pequim, no último dia 25 de janeiro de 2024. Além disso, "até agora, os produtos eólicos e solares chineses avaliados em mais de 33,4 bilhões de dólares e 245,3 bilhões de dólares, respetivamente, foram exportados para mais de 200 países e regiões", segundo o vice-chefe do departamento de cooperação internacional da administração. Fonte: Nation's energy investments in 2023 reach $391b.

  • "A transição energética da China é uma das mais importantes do mundo, já que a China é responsável por cerca de 30 por cento das emissões globais de gases com efeito de estufa. A energia solar emergiu como a fonte de energia renovável mais importante. Assim, para a ação climática global, uma das mais importantes tendências importantes a serem observadas são a instalação de energia solar na China e a taxa de fabricação de novos painéis solares. Estima-se que a China tenha instalado cerca de 230 gigawatts de energia solar em 2023, com sua capacidade de fabricação de painéis solares provavelmente ultrapassando 600 GW, ambos superando em muito todas as expectativas. Como referência, 230 GW é mais do que o dobro da energia solar acumulada já instalada nos EUA (113 GW) e mais do que o mundo instalou em 2022 (192 GW)." O artigo também cita acordos no valor de 54 bilhões de dólares entre a Indonésia e parceiros chineses, relacionados com redes de distribuição inteligentes, armazenamento e fabricação de painéis solares, que poderão ser a espinha dorsal da transição energética da Indonésia. Fonte: Renewable energy sector is shining.



China Dragon Year 2024
China Dragon Year 2024

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page