top of page

Veja porque a política brasileira para pagamento de serviços ambientais ainda não funciona plenamente desde janeiro de 2021.

Quinta-feira, 24 de outubro de 2024.


Hoje damos sequência no artigo iniciado ontem, onde basicamente descrevemos os 4 tipos de serviços ecossistêmicos definidos na Lei nº 14.119 de janeiro de 2021 sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).


Relativas àqueles serviços, segundo a lei, a transação é de natureza voluntária e poderá ser sua remuneração de várias formas: direto (monetário ou não); prestação de melhorias sociais a comunidades rurais e urbanas; compensação vinculada a certificado de redução de emissões por desmatamento e degradação; comodato; títulos verdes (green bonds) e Cota de Reserva Ambiental instituída pelo Código Florestal.


Preenchidos os critérios de elegibilidade, o provedor de serviços ambientais pode ser tanto pessoa física quanto jurídica, de direito público ou privado, grupo familiar ou comunitário.


Mas há um “senão” relevante: passados alguns anos desde sua entrada em vigor, até o momento a lei não foi regulamentada.


Apesar de esforços como por exemplo da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que trabalhou na elaboração da sugestão de regulamentação da Lei 14.119/2021 que consta abaixo.




Além de atrasar ações relevantes que poderiam mitigar os crescentes e cada vez mais extremos problemas climáticos enfrentados pelas populações, sua não regulamentação leva a outras incertezas, de cunho:



  • tributário: incidência de todos os impostos IRPJ, CSLL, PIS e COFINS; e




Tudo isso para não falar na eventual relação com o CBIOS / RenovaBio, além da própria pendência da aprovação do Projeto de Lei do Carbono.


Clique na imagem abaixo para ler mais a respeito no Portal de Educação Ambiental citado no início do artigo de ontem.



202312 COP28 Dubai. Dome with palm trees. Photo by CarbonCreditMarkets
202312 COP28 Dubai. Dome with palm trees. Photo by CarbonCreditMarkets

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page