Hoje é segundo-feira, 01 de julho de 2024.
TCAF significa Transformative Carbon Asset Facility, um fundo do Banco Mundial que apoia esforços dos países rumo a mercados de carbono alinhados com o Artigo 6 do Acordo de Paris. Também financia investimentos do setor privado em tecnologias de baixo carbono.
O TCAF apoia três tipos de programas através de pagamentos baseados em resultados verificados de reduções de emissões:
Baseado em políticas
Setorial
Jurisdicional
Especificamente, o Banco Mundial recompensou o Uzbequistão pelo sucesso na redução de 500.000 toneladas de emissões de carbono no âmbito do Projeto iCRAFT, um programa baseado em políticas.
iCRAFT significa Innovative Carbon Resource Application for Energy Transition, a primeira iniciativa internacional no âmbito do Acordo de Paris para mercados de carbono no Uzbequistão e na Ásia Central. Ajudará a gerar créditos de redução de emissões de carbono que podem ser vendidos nos mercados internacionais de carbono.
Nesse sentido, o governo do Uzbequistão lançou reformas políticas, cortando subsídios, ajustando gradualmente as tarifas energéticas aos custos reais, e com o compromisso de utilizar parte dos fundos para proteger as famílias vulneráveis nesta transição. Os fundos do projeto também apoiarão a reforma e a transição do setor energético do país.
Conforme exigência do projeto, a primeira verificação independente anual das reduções de emissões e implementação foi realizada pela empresa AENOR, Associação Espanhola de Normalização e Certificação, como indicado neste interessante documento de 18 páginas de março de 2024 “Management Letter And Aide-Memoire”.
O Uzbequistão planeja reduzir 60 milhões de toneladas de CO2, com a iCRAFT comprando aproximadamente 2,5 milhões dos créditos de carbono e o restante destinado à venda nos mercados internacionais.
Clique na imagem abaixo para ler mais sobre tudo isso no press release do Banco Mundial.
Se tiver mais interesse, clique aqui para a lista completa de documentos relacionados a este projeto no Uzbequistão.