Hoje é terça-feira, 24 de outubro de 2023.
No último sábado, 7 governadores dos Estados brasileiros do sul e sudeste reuniram-se por ocasião do 9º COSUD, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste.
E assinaram o “Tratado da Mata Atlântica”, compromisso para plantar 100 milhões de mudas de árvores nativas até 2026, num grande corredor verde correspondendo a mais de 90 mil hectares de Mata Atlântica, além de um corredor azul, com novas áreas de preservação e proteção para a vida marinha ao longo do Oceano Atlântico, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.
O tratado inclui a criação e regulamentação do "Mercado Climático Regional Sul-Sudeste de Carbono" e define uma lista bem completa de atividades deste mercado de carbono regional. Como os interlocutores dos Estados devem ser indicados em menos de um mês - antes da COP-28 - há clara urgência sobre o tema.
No quesito transição energética, além do incentivo a indústrias verdes, os Estados também se comprometeram com a substituição paulatina dos combustíveis fósseis e a aceleração da adoção de veículos a etanol, biometano ou híbrido nas frotas estaduais.
Dentre diversos outros acordos de natureza tributária e de segurança pública, há também um plano integrado para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, além da intensificação de fiscalização ambiental e contra o desmatamento ilegal.
Segundo a EPC / Agência Brasil, o COSUD "foi criado em março de 2019, mas formalizado apenas este ano, quando foi aprovado e transformado em lei pelas Assembleias Legislativas dos estados participantes. Apenas o Rio de Janeiro ainda não votou pela aprovação.".
Os acordos firmados pelos governadores são resultados da interação e debates de 21 Grupos Temáticos e 1,5 mil gestores ao longo de três dias em São Paulo. A próxima reunião do COSUD está prevista para março de 2024, no Rio Grande do Sul.
Clique aqui para matéria da EPC / Agência Brasil e aqui para outro da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.
E clicando na imagem abaixo você pode ler o “Tratado da Mata Atlântica” completo.