top of page

Terra: um recurso crucial para a transição energética

Há alguns dias publicamos sobre a inauguração do maior complexo solar do Brasil com capacidade instalada de 1,2 GW e cobrindo uma área total equivalente a 4.300 campos de futebol.


Quando a matéria foi propagada no LinkedIn, foi recebida com entusiasmo mas também algumas considerações. Basicamente relativas às dimensões do terreno e quanto à vegetação da região, o cerrado brasileiro. Enfim, prós e contras, balanço dos custos e benefícios, não apenas financeiros mas também ambientiais e sociais.


Trabalho recente da McKinsey "Land: A crucial resource for the energy transition" também aborda essas questões.


Analisando a perspectiva da União Européia, cuja transição energética está formalizada no European Green Deal, a meta são 1.236 gigawatts (GW) de capacidade renovável até 2030, exigindo mais de 700 GW adicionais até 2030, 90 por cento eólica e solar. Ou seja, a área necessária será enorme. E com os seguintes desafios, no mínimo:

  • adequação técnica

  • concorrência com agricultura

  • impacto na biodiversidade e conservação

  • restrições legais


Algumas soluções interessantes são citadas:

  • - análise geoespacial completa, atividades geolocalizadas e sensoriamento remoto combinados com inteligência artificial

  • - "agrivoltaics", uso simultâneo da terra para agricultura e painéis solares. Leia mais a respeito em publicação do WEF ou pelo US Department of Energy


Segundo a McKinsey "nossas estimativas mostram que cerca de 9% da terra disponível na Alemanha seria adequada para energia eólica e menos de 1% da terra na Itália seria adequada, sem limitações, para energia solar fotovoltaica". E pontos de atenção como "... locais favoráveis ​​para energia eólica na Alemanha ... em geral, maior número de espécies de aves, o que complica ainda mais a proteção da terra."


Clique na imagem abaixo para ler mais e ver as 7 recomendações da McKinsey.

Por último, vale reler esses posts:




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page