top of page

Tendências 2023 e Status 2022 para Créditos de Carbono, REDD+ (jurisdicional) e ESG

Na última quinta-feira, 26 de janeiro, ocorreram três webinars relevantes para os mercados de crédito de carbono:


  • Verra, “Carbon Market Policy: The Emergence of Jurisdictional REDD+ & Predictions for 2023”

  • MSCI, “ESG and Climate Trends to Watch for 2023”

  • Sylvera, “How REDD Supports Corporate Climate Goals”


O CEO David Antonioli, explicou sobre o papel da Verra e a evolução nos mercados de REDD+, discutindo o artigo recente do The Guardian. Foi dado destaque ao registro da Verra e ao final, na sessão de perguntas e respostas, mencionou a necessidade de capacitação de mais auditores (jurisdicionais) para REDD+.


A MSCI apresentou outra pesquisa anual de tendências ESG, detalhando como os desafios e oportunidades estão moldando o ambiente de investimento e as empresas, em uma variedade de ângulos: de fundos de crédito de carbono a emissões com seguro e do escrutínio de metas net zero à descarbonização de imóveis industriais, regulamentação, cadeia de suprimentos e questões que afetam a vida cotidiana.


Em seguida, o webinar de Sylvera, explicando o surgimento do “REDD+ jurisdicional”: quando as atividades de REDD+ ocorrem sob uma estratégia (sub)nacional de REDD+ e as contabilizações, como linha de base e monitoramento do desmatamento, são feitas em escala nacional.


Isso significa o surgimento de novos padrões nacionais e estruturas independentes.


Sylvera também divulgou um relatório muito completo “The State of Carbon Credits 2022. Volume 1. Spotlight on REDD+”.


Selecionamos abaixo um trecho do tópico “Country Insights, Brazil


O Brasil tem o maior número de projetos de REDD+ no mundo – 23% de todos os REDD+ com 19 projetos que emitiram créditos.

O Brasil tem o terceiro maior número de créditos emitidos no mundo - 59.272.203 créditos - o que representa 15% dos créditos em VCMs, e uma média de 3.119.590 créditos por projeto no Brasil.

A estrutura governamental do Brasil é descentralizada em vários estados com graus variados de legislação que impactam a proteção florestal. A maioria dos projetos brasileiros ocorre em terras privadas, geralmente pertencentes a grandes proprietários de terras envolvidos em outras atividades comerciais, ao contrário dos projetos do Asia, que normalmente existem dentro de um sistema de governo centralizado e em terras estatais. A governança descentralizada e a ampla privatização de terras no Brasil criam condições favoráveis ​​para o crescimento contínuo do mercado e volumes de crédito.


A Sylvera's possui um sistema de classificação de 3 níveis (+ provisório) para avaliar a qualidade do crédito de carbono. Seus clientes geralmente são grandes instituições que assumiram compromissos net zero e que são grandes compradores de créditos de carbono no mercado.


Clique na imagem abaixo para acessar o relatório, mediante cadastro no portal da Sylvera.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page