Por que uma agência de classificação de crédito decidiria considerar o setor de petróleo e gás como o primeiro para estruturar sua metodologia de avaliação estágio de transição energética?
Com o aumento significativo nos últimos anos de ambições Net Zero por empresas em todos os setores, tornou-se relevante avaliar o progresso feito por elas nas jornada de transição.
A Sustainable Fitch desenvolveu uma metodologia para fornecer essas informações e monitorá-las.
A metodologia baseia-se no trabalho da Sustainable Markets Initiative (SMI) lançada na COP27 e compara, diferencia e posiciona cada empresa na transição Net Zero. A estrutura considera dois possíveis caminhos:
Descarbonização: redução de emissões por avanço em tecnologia e ganhos de eficiência, complementada pela remoção de emissões
Greening: descarbonização das atividades existentes, bem como a substituição de tecnologias intensivas em emissões por alternativas mais verdes
O resultado da análise é um espectro codificado por cores, representando diferentes estágios possíveis da transição de uma empresa.
Clique na imagem abaixo para acessar a "Transition Assessment Methodology: Oil and Gas Sector", após um breve registro.
Fazendo isso, e se você for ao "Apêndice 3: Fatos Importantes Sobre o Setor de Petróleo e Gás", verá a resposta completa para a pergunta lá em cima.
Aqui (e na imagem abaixo) um spoiler:
"Cenários... demonstram uma diminuição na demanda global por petróleo como fonte primária de energia nas próximas décadas...<várias entidades citadas> projetam o pico da demanda de petróleo para ocorrer em ou antes de 2025. Da mesma forma, os mesmos cenários projetam que a demanda global por gás natural já atingiu o pico e essa demanda diminuirá significativamente entre agora e 2050. Espera-se que as mudanças na demanda de petróleo e gás sejam impulsionadas principalmente por mudanças no comportamento do consumidor, como a mudança de motores de combustão interna (ICEs) para veículos elétricos ( EVs) e a mudança de óleo e gás para energia renovável, além de "heat pumps" para geração de calor e eletricidade."
A Sustainable Fitch faz parte do Grupo Fitch Ratings, uma das "3 grandes agências de classificação de crédito" (juntamente com a Moody's e a Standard & Poor's), e fornece insights, ferramentas e dados para apoiar a tomada de decisões pela comunidade financeira ESG.