A Social Carbon busca comentários sobre sua Metodologia para Conservação de Áreas de Importância para a Biodiversidade (SCM0006)
Esta metodologia, em vigor desde 20/12/2022, é “projetada para oferecer um novo mecanismo de financiamento para esforços de conservação em todo o mundo... A metodologia quantifica apenas remoções líquidas de dióxido de carbono”.
"Historicamente, os mercados de carbono têm-se concentrado em habitats degradados que requerem financiamento climático para os proteger e restaurar. As áreas que requerem conservação, mas as que apresentam degradação ou desmatamento limitadas, foram largamente excluídas da elegibilidade dentro do mercado. Como resultado, a conservação destas áreas tem sido normalmente financiadas através de doações ou subvenções. Esta metodologia foi concebida para oferecer um novo mecanismo de financiamento que quantifica remoções reais e conservadoras de GEE, ao mesmo tempo que incorpora o monitoramento da biodiversidade e o envolvimento da comunidade local."
De acordo com nosso engajado leitor Flávio Ojidos a certificadora Social Carbon trabalha com a plataforma de registro Wilder Earth, onde os créditos de carbono gerados neste padrão já são tokenizados.
Seis projetos já estão cadastrados, como você pode conferir aqui, sendo atualmente 4 no Brasil, um no Canadá e um na África do Sul.
O processo de consulta pública para a versão 2.0 do SCM0006 está aberto até 14 de setembro de 2023 e as principais melhorias incluem: incorporação de "deadwood" (madeira morta), exigência de verificação do solo, tratamento eficaz da incerteza do valor padrão e maior clareza sobre desmatamento e degradação.
Clique na imagem abaixo para participar. O portal é bilíngue em inglês e português brasileiro. A propósito, existem alguns links úteis e você provavelmente irá gostar do "Explorador do Observatório Digital para Áreas Protegidas (DOPA)" da UE.
Você também pode querer ajudar e participar de uma pesquisa concisa sobre divisão dos benefícios, na busca de Social Carbon pela melhoria deste assunto crucial.
Clique aqui para saber mais sobre Wilder Earth e seu registro baseado em blockchain.
E aqui para o portal principal do Social Carbon, incluindo detalhes de Governança, Conselho de Curadores e outras Metodologias.