Quinta-feira, 17 de outubro de 2024.
Terminou ontem em São Paulo, Brasil, a Conferência Brasileira Clima e Carbono 2024, que teve uma agenda muito boa e platéia cheia, propiciado um networking fantástico, nacional e internacional.
Como no último final de semana demos divulgacão à constelação de patrocinadores em um post no LinkedIn, hoje e amanhã destacaremos alguns dos painéis que nos chamaram especial atenção.
Destaque-se que para vários dos painéis a platéia estava praticamente completa, cerca de 1.000 pessoas sentadas. Clique aqui se quiser ver a grade completa, com uma breve descrição de cada painel.
Já na abertura, Janaina Dallan, Presidente da Aliança Brasil NBS, apresentou a primeira novidade: o lançamento do Guia Fundiário aplicado para desenvolvedores de projetos de carbono no Brasil, publicação com 32 páginas que você pode baixar aqui.
(spoiler alert: Janaina trouxe outra novidade no encerramento do evento, sobre a qual falaremos amanhã).
O painel que comentaremos hoje foi sobre “A mitigação da mudança do clima e as Soluções Baseadas na Natureza: o que diz a ciência?”
Dentre os panelistas, o professor Titular do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, que há poucos dias já havia dado uma aula “de 22 minutos e 22 slides” para representantes dos Três Poderes da República. Relembra o que ocorreu em Brasília através do artigo de Herton Escobar / Joyce Tenório para o Jornal da USP “Caiu a ficha”: professor da USP apresenta a crise climática aos chefes dos Três Poderes”.
Já o Professor da ESALQ/USP e Coordenador do CCARBON/USP, Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, destacou a necessidade de tropicalização das metodologias atuais para créditos de carbono do tipo NBS. Coincidentemente há poucos dias publicamos sobre a PSA Carbonflor e a PSA Carbon Agro Perene. Além disso o professor destacou a oportunidade representada pelos últimos desenvolvimento dos sistemas ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - cujo foco é na produtividade do todo. Sobre o CCARBON, é o Centro de Pesquisa de Carbono na Agricultura Tropical e clicando aqui você pode ter mais detalhes sobre as linhas de pesquisa atuais, abrangendo cinco programas principais: Solo, Planta, Animal, Atmosfera e Ferramentas Digitais.
Amanhã compartilharemos mais conteúdos sobre a Conferência Brasileira Clima e Carbono 2024 pela Aliança Brasil NBS.