Sexta-feira, 20 de setembro de 2024.
Há uma semana escrevemos um artigo bem recebido por nossos leitores em todo o mundo.
Sobre renomada marca global que tem premiado o espírito empreendedor e projetos que fazem do mundo um lugar melhor. Basicamente sobre um vencedor do Prêmio Rolex, iniciativa que tem apoiado indivíduos “com projetos inovadores que melhoram a vida no planeta, propagam conhecimentos, propõem soluções para grandes desafios ou preservam o nosso patrimônio natural e cultural para as gerações futuras”.
Hoje trazemos para vocês outro caso formidável.
Desde 1998, a Schwab Foundation for Social Entrepreneurship tem premiado os principais inovadores sociais do mundo, em diversos setores, desde a IA à questões de saúde, da educação à transição verde e da redução de resíduos à capacitação das populações mais carentes.
Este prêmio não só destaca os inovadores sociais que impulsionam mudanças que levam a um impacto positivo para milhões de pessoas em todo o mundo, mas também “destaca que estas soluções inovadoras são uma realidade e provaram ser eficazes, sustentáveis e economicamente viáveis na criação de progresso”, complementando esforços de mercado ou abordagens desenvolvimentistas.
São quatro categorias de premiação:
(1) Empreendedores sociais – que empregam abordagens inovadoras e baseadas no mercado para enfrentar diretamente questões sociais.
(2) Inovadores sociais públicos - líderes do setor público ou em organizações internacionais que aproveitam o poder da inovação social para criar o bem público através de políticas, regulamentação ou iniciativas públicas.
(3) Inovadores sociais empresariais – líderes de empresas multinacionais ou regionais que impulsionam o desenvolvimento de novos produtos, serviços, iniciativas ou modelos de negócios que abordam desafios sociais e ambientais.
(4) Inovadores sociais coletivos – pessoas que reúnem organizações para resolver problemas complexos que não podem ser resolvidos por atores individuais.
Alice Damasceno, primeira brasileira selecionada na categoria Inovadores Sociais Corporativos do 2025 Social Innovation Awards, comentou:
“Num misto de surpresa e grande honra, recebi a notícia de que havia sido selecionada como uma das finalistas do Schwab Foundation for Social Entrepreneurship Social Innovation Awards 2025. Estar na lista de Inovadores Sociais Corporativos com três inovadores sociais pioneiros Caitlyn Chen, Eric Cioè Peña e Fred Hersch já é um grande elogio. Esse reconhecimento não é trabalho de uma pessoa, mas sim o esforço da linda equipe Lenovo da qual tenho o prazer de fazer parte e representar. Obrigado ao Latimpacto pela indicação. E obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada incrível! ”
Clique aqui para seguir a Schwab Foundation no LinkedIn para mais atualizações e insights, e na imagem abaixo para ler mais em um artigo do World Economic Forum.
Os vencedores do 2025 Social Innovation Awards serão anunciados no World Economic Forum Annual Meeting em janeiro 2025.