Terça-feira, 03 de dezembro de 2024.
Muito se comenta a respeito dos recursos minerais, em especial os chamados minerais estratégicos, necessários não apenas nos dispositivos tecnológicos mais avançados, mas também na transição energética.
Se destacarmos apenas os recursos minerais do infográfico do portal Visual Capitalist que indica os 10 principais países em termos do valor de todos os seus recursos naturais, a lista seria a seguinte:
🇷🇺 Rússia: carvão, gás natural, petróleo, ouro, metais de terras raras
🇺🇸 Estados Unidos: carvão, gás natural, ouro, cobre
🇸🇦 Arábia Saudita: petróleo
🇨🇦 Canadá: petróleo, urânio, gás natural, fosfato
🇮🇷 Irã: petróleo, gás natural
🇨🇳 China: carvão, metais de terras raras
🇧🇷 Brasil: ouro, urânio, ferro, petróleo
🇦🇺 Austrália: carvão, cobre, minério de ferro, ouro, urânio
🇮🇶 Iraque: petróleo, rocha fosfática
🇻🇪 Venezuela: ferro, gás natural, petróleo
Por outro lado, mesmo que os recursos estejam localizados num país, do ponto de vista de sua posse comercial e exploração podem estar em mãos de empresas localizadas em outros países.
No caso do Brasil a empresa GeoAnsata lançou uma compilação de dados das empresas listadas nas bolsas de valores de todo o mundo, oferecendo uma visão completa e atualizada sobre os investimentos em mineração no Brasil, no formato de mapa.
Segundo o portal da GeoAnsata, “a organização das informações está feita em acordo com uma visão estratégica de mercado, organizando os projetos em minerais da transição energética (lítio, cobre, terras raras, zinco, níquel, urânio, grafite, nióbio entre outros), fertilizantes e remineralizadores (fosfato e potássio) que são estratégicos para a segurança alimentar mundial, além do ouro e ferro (que representam quase 85% do PIB da mineração brasileira)”.
Clique na imagem abaixo para acessar o mapa dos projetos de mineração no portal da GeoAnsata pertencentes a empresas no exterior.
Como verá, o mapa é interativo e permite explorar diferentes commodities, regiões e projetos com apenas alguns cliques. Ao selecionar cada ícone, diversas informações detalhadas sobre o projeto aparecem, inclusive o site da empresa mineradora.
Aliás, será que hidrogênio natural não entraria nessa categoria estratégica? Abaixo alguns de nossos posts relativos a minerais.