O Banco do Brasil (BB) está realizando leilão de imóveis no qual, pela primeira vez, será possível pagá-los com créditos de carbono, parcial ou integralmente. São imóveis rurais nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
Leia aqui o que consta no edital do leilão público 2023/706544(7419) do BB, parte “Regramento dos Créditos de Carbono” (Anexo 08):
Toda a aquisição será baseada nos padrões e termos reconhecidos pelo mercado regulado (MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e/ ou do mercado voluntário (VCS – Verified Carbon Standard, Gold Standard, GCC - Global Carbon Council, SocialCarbon Standard, CCBs – Climate, Community and Biodiversity Standard).
Os créditos de carbono deverão estar cadastrados em plataforma pública como a VERRA (https://verra.org/), BC Carbon Registry (https://carbonregistry.gov.bc.ca), Markit Environmental (https://ihsmarkit.com), ou equivalente, que possa comprovar a origem, padrão de certificação e rastreabilidade das RCEs/RVEs, bem como a transferência dos créditos de carbono para o Banco do Brasil S/A.
O Banco do Brasil atuará como detentor dos créditos de carbono adquiridos com fins de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), próprias ou de clientes.
Além disso, o edital também define que valor máximo unitário de aceitabilidade dos títulos de certificado de crédito de carbono será de R$ 88,27 / tonelada de CO2eq. Clique aqui para matéria da Campo Grande News, com mais algumas informações interessantes e específica para uma propriedade que está sendo leiloada naquele estado.
Clique na imagem abaixo para o website do leiloeiro, link para a fazenda no Mato Grosso (426,00 ha). Inclui o Edital do Banco do Brasil e perguntas e respostas dos interessados. Obviamente, informações extremamente interessantes também:
outras metodologias não citadas . E algumas não aceitas
uso de safras antigas de créditos de carbono
janela temporal dos créditos que serão aceitos
créditos em nome de terceiros
Global Carbon Offsetes Report