top of page

Patentes que transformam resíduos em verdadeiros tesouros. Caso de empresa de saneamento brasileira desenvolvendo Sustainable Aviation Fuel, fertilizantes e hidrogênio.

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024.


🇧🇷A empresa brasileira Sanepar tem sido cortejada por diversos grupos internacionais. Nesta matéria vamos elaborar a respeito.


Com sede na cidade de Curitiba no Paraná, a Sanepar é uma empresa na área, dentre outros, de saneamento básico em quase 350 municípios, correspondendo a cerca de 270 estações de tratamento de esgoto e 170 de tratamento de água.


Através de Acordos de Cooperação Técnica ou Memorandos de Entendimento (MoU), a empresa vem desenvolvendo parcerias técnicos e científicos com ênfase no setor em suas áreas de atuação.


🌎 Portal da empresa indica dezenas de instituições parceiras, sendo várias delas internacionais: 5 da Alemanha, 4 Estados Unidos, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suécia cada um com 3, 2 da Japão, além de Argentina, Coréia do Sul, Holanda, Israel, México, Noruega e Polônia.


Porque tanto interesse?


Além do fato de ser uma empresa de economia mista e capital aberto, sua ênfase na ciência e tecnologia é clara.


Destacamos abaixo três exemplos de parcerias em usos inovadores de seus resíduos.


(1) Sustainable Aviation Fuel, combustível sustentável de aviação (SAF)

Há poucos dias, em novembro de 2024, a empresa inglesa 🇬🇧 Firefly anunciou assinatura de um MoU com a Sanepar. Na verdade, em abril de 2024 a própria Sanepar já havia antecipado a relação e o interesse em produzir SAF a partir do lodo de esgoto. E a tecnologia britânica é disruptiva, chamada liquefação hidrotérmica. Esse processo permite a alteração química dos resíduos de esgoto, quebrando-os em materiais conhecidos como biocrude e biochar. O biocrude é então transformado em SAF e outros combustíveis, enquanto o biochar pode ser utilizado em uma variedade de outras aplicações, como consta no press release da Firefly.


(2) Hidrogênio Renovável

Em abril de 2024, a empresa alemã 🇩🇪 Graforce também assinou MoU com a Sanepar, visando a implantação de um processo tecnológico disruptivo de produção de hidrogênio renovável a partir do biometano gerado em estações de tratamento de esgoto. Trata-se de uma tecnologia de remoção de carbono através de metano-pirólise, como consta no press release da Graforce.


(3) Fertilizante Orgânico a partir da Compostagem

Também em novembro de 2024, segundo press release da própria Sanepar, um MoU foi assinado com a japonesa 🇯🇵 Kyowa Kako. A empresa detém patente de tecnologia que utiliza micro-organismos num processo de compostagem hipertermofílica aerada. Ou seja, dispensando o uso de substratos vegetais como por exemplo bagaço de cana ou casca de arroz, através de fermentação orgânica, aerada e a temperaturas da ordem de 90ºC, transforma o lodo de esgoto e outros tipos de resíduos orgânicos em fertilizante higienizado para utilização na agricultura.






Sobre hidrogênio, uma série de artigos.


Mas talvez o mais importante seja dar atenção ao desenvolvimento de patentes:



Sanepar fará estudos para produzir combustível sustentável de aviação a partir do lodo de esgoto. Press release abril 2024.
Sanepar fará estudos para produzir combustível sustentável de aviação a partir do lodo de esgoto. Press release abril 2024.


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page