Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024.
🇧🇷A empresa brasileira Sanepar tem sido cortejada por diversos grupos internacionais. Nesta matéria vamos elaborar a respeito.
Com sede na cidade de Curitiba no Paraná, a Sanepar é uma empresa na área, dentre outros, de saneamento básico em quase 350 municípios, correspondendo a cerca de 270 estações de tratamento de esgoto e 170 de tratamento de água.
Através de Acordos de Cooperação Técnica ou Memorandos de Entendimento (MoU), a empresa vem desenvolvendo parcerias técnicos e científicos com ênfase no setor em suas áreas de atuação.
🌎 Portal da empresa indica dezenas de instituições parceiras, sendo várias delas internacionais: 5 da Alemanha, 4 Estados Unidos, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suécia cada um com 3, 2 da Japão, além de Argentina, Coréia do Sul, Holanda, Israel, México, Noruega e Polônia.
Porque tanto interesse?
Além do fato de ser uma empresa de economia mista e capital aberto, sua ênfase na ciência e tecnologia é clara.
Destacamos abaixo três exemplos de parcerias em usos inovadores de seus resíduos.
(1) Sustainable Aviation Fuel, combustível sustentável de aviação (SAF)
Há poucos dias, em novembro de 2024, a empresa inglesa 🇬🇧 Firefly anunciou assinatura de um MoU com a Sanepar. Na verdade, em abril de 2024 a própria Sanepar já havia antecipado a relação e o interesse em produzir SAF a partir do lodo de esgoto. E a tecnologia britânica é disruptiva, chamada liquefação hidrotérmica. Esse processo permite a alteração química dos resíduos de esgoto, quebrando-os em materiais conhecidos como biocrude e biochar. O biocrude é então transformado em SAF e outros combustíveis, enquanto o biochar pode ser utilizado em uma variedade de outras aplicações, como consta no press release da Firefly.
(2) Hidrogênio Renovável
Em abril de 2024, a empresa alemã 🇩🇪 Graforce também assinou MoU com a Sanepar, visando a implantação de um processo tecnológico disruptivo de produção de hidrogênio renovável a partir do biometano gerado em estações de tratamento de esgoto. Trata-se de uma tecnologia de remoção de carbono através de metano-pirólise, como consta no press release da Graforce.
(3) Fertilizante Orgânico a partir da Compostagem
Também em novembro de 2024, segundo press release da própria Sanepar, um MoU foi assinado com a japonesa 🇯🇵 Kyowa Kako. A empresa detém patente de tecnologia que utiliza micro-organismos num processo de compostagem hipertermofílica aerada. Ou seja, dispensando o uso de substratos vegetais como por exemplo bagaço de cana ou casca de arroz, através de fermentação orgânica, aerada e a temperaturas da ordem de 90ºC, transforma o lodo de esgoto e outros tipos de resíduos orgânicos em fertilizante higienizado para utilização na agricultura.
Sobre SAF, recomendamos ler “SAF, Combustível de Aviação Sustentável e o recente Grand Challenge proposto pelo Governo dos Estados Unidos para reduzir as emissões de carbono da aviação”
Sobre compostagem “Brasil, novos benefício fiscal em apoio a projetos de reciclagem e caso prático de empresa no ramo da compostagem de resíduos urbanos.”
Sobre hidrogênio, uma série de artigos.
Mas talvez o mais importante seja dar atenção ao desenvolvimento de patentes: