top of page

"OPEP das florestas": Brasil, Indonésia e Congo unidos por seus créditos de carbono

Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo (DRC) abrigam 52% das florestas tropicais remanescentes do mundo. São regiões críticas no combate contra as mudanças climáticas.


Esse três países – que abrigam a Amazônia, a bacia do Congo e as florestas de Bornéu e Sumatra – já faziam parte dos que assinaram um acordo na COP26 em Glasgow em 2021 para interromper e reverter o desmatamento até 2030, a "Declaration on Forests and Land Use".


Mais recentemente, há cerca de 1 mês, de acordo com comunicado final da pré-COP27 que aconteceu em Kinshasa, capital da DRC, essas três grandes nações estão agora em negociações para formar uma "aliança estratégica" para coordenar sua conservação, "em particular para obter o preço por tonelada de carbono".


Oscar Soria, diretor de campanha do site de ativismo Avaaz, disse que a aliança pode ser uma “OPEP para florestas tropicais”, semelhante ao cartel dos produtores de petróleo, que coordena os níveis de produção e preço.


“Esses três ecossistemas são críticos para a estabilidade ecológica do mundo, e a resposta para essas florestas prosperarem está nas pessoas que vivem nelas.”


Clique na imagem abaixo - parte inicial doo post de Soria no Twitter, sobre imagem dos representantes da aliança - para ler o comunicado a respeito da Pre-COP27 "Carbon Credit: Brazil, Indonesia and the DRC unite" e aqui para um outro artigo pela L’Agence congolaise de presse (ACP), detalhando um pouco mais do que foi discutido entre a Vice-Primeira-Ministra e Ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da DRC, Eve Bazaiba, Léonardo Do Cleaver, Embaixador e Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Laksmi Dhewanthi, Diretora Geral de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page