top of page

O extraordinário potencial de hidrogênio verde da África

Um novo estudo concluiu que aproveitar o potencial de energia solar da África para produzir hidrogênio verde evitaria a emissão de aproximadamente 500 milhões de toneladas de CO2 por ano, representando uma redução de 40% das emissões de carbono do continente. Além de garantir o abastecimento global dessa nova fonte de energia, por meio de exportações. Especialmente para os mercados da vizinhança, Europa por exemplo.


O potencial é bastante significativo: 50 Mt de hidrogênio verde por ano. Sem falar no estímulo à economia (estim. 40 bilhões de euros/ano em "PIB novo"), geração de empregos, descarbonização de indústrias pesadas (aço, fertilizantes), garantia de acesso a água limpa e energia sustentável.


Segundo o relatório, o hidrogénio verde africano é economicamente viável, ao preço de 2 euros/kg, equivalente a 90 euros/barril de petróleo.


Até o momento existem 3 hubs de exportação mapeados:

  • Hub Noroeste da África, Marrocos e Mauritânia: Transporte Internacional e pipeline para a Espanha (lembre-se aqui do nosso post sobre o mais novo pipeline europeu para hidrogênio, o BARMAR)

  • Hub Egito: gasoduto para a Grécia e Calábria/Itália, embarque para o Japão, Índia, etc.

  • Hub da África Austral, África do Sul e Namíbia: envio internacional como NH3 ou H2 líquido


Análise sobre outros países africanos estão em andamento, enquanto planejamento, regulamentação, incentivos, infraestrutura, parcerias e financiamento estão em andamento.


O estudo foi encomendado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), International Solar Alliance e Africa Union, com o apoio de alguns outros governos e entidades. Você pode acessar um resumo dele clicando na imagem abaixo.


Ao que tudo indica, haverá uma nova onda global de interconexões e dependências energéticas, associada a novos fluxos financeiros - e de dívidas - nos mercados globais e regionais.


Um "alerta", com o início do novo ano de 2023.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page