Já publicamos três artigos interessantes sobre processos de produção de cimento mais recentes - mais favoráveis ao clima:
A Heidelberg Cement produz cimento usando tecnologia de hidrogênio. Sobre um teste usando uma mistura 100% de combustíveis neutros para o clima, incluindo hidrogênio, para fabricar cimento em escala comercial. Se totalmente implementado para todo o sistema de forno, cerca de 180.000 toneladas de dióxido de carbono poderiam ser evitadas a cada ano, em comparação com o uso de combustíveis fósseis como o carvão.
Especialista explica como transformar carbono industrial em materiais de construção. Sobre o plano da Mineral Carbonation International de bloquear 1 bilhão de toneladas de CO2 em materiais de construção, aplicando industrialmente - em questão de horas - o processo natural que ocorre em milhões de anos de armazenamento de CO2 da Terra, que é chamado de carbonatação mineral ou intemperismo.
Fundo Europeu de VC $ 158 milhões para encontrar soluções tecnológicas para a sustentabilidade do setor imobiliário. Sobre a CarbonCure Technologies, uma empresa canadense cuja tecnologia reduz o teor de cimento do concreto enquanto armazena dióxido de carbono no próprio concreto, reduzindo a pegada de carbono do material
Somando-se a esta série, temos agora o caso do concreto pré-moldado da CarbiCrete, uma empresa de tecnologia de remoção de carbono com sede em Montreal. A empresa desenvolveu uma tecnologia patenteada que permite a produção de concreto carbono-negativos e em cimento, usando subprodutos industriais e capturando CO2. Parece muito interessante, não?
Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o assunto.