Hoje é sexta-feira, 7 de junho de 2024.
Ontem começamos a falar sobre a reunião do Órgão de Supervisão do Artigo 6.4 da ONU no último dia 3 de junho envolvendo as Partes e partes interessadas, dentro da programação da 60ª Sessão dos Órgãos Subsidiários das Nações Unidas, que está ocorrendo em Bonn na Alemanha, e vai até 13 de Junho.
Hoje finalizaremos a matéria.
Para começar, você pode acessar a gravação completa daquela reunião de com cerca de 3 horas clicando na imagem abaixo.
Como você verá no início da reunião (2:50 minutos) existem 3 grupos de questões: 4 gerais, 3 sobre orientações metodológicas e 4 específicas sobre remoções. As discussões, comentários dos vários países, levaram cerca de uma hora para cada um destes temas.
E pode-se dizer que ainda existem desafios significativos, tais como qual o nível adequado de orientação, preocupações em torno da adicionalidades, consenso sobre a definição (tecnológica, natureza e respetiva duração) da remoções, partilha de riscos, buffer pools, integridade (*) etc.
Se estiver interessado “em sentir o espírito da reunião”, basta ir ao horário 2:00:30 e ouvir durante 10 minutos o que diz Maria AlJishi, seguida pelo representante da Suíça (onde estão sediados os grandes bancos e seguradoras… que também fazem perguntas interessantes).
“Agradecemos a paciência e perseverança de muitas partes interessadas aqui hoje. Ouvimos uma série de pontos de vista e fortalecemos a nossa compreensão para a tarefa que temos pela frente”, afirmou o Vice-Presidente Martin Hession.
Antes da COP29, o trabalho mais crítico é finalizar as recomendações sobre metodologias e remoções e discutir as preocupações que surgiram no Dubai e construir consenso para um caminho a seguir na COP29.
Avançar rumo a melhores mercados de carbono conforme o Artigo 6 pode desbloquear financiamento para planos climáticos nacionais e de adaptação.
(*) Carbon Credit Markets está trabalhando em um portal para apoiar a avaliação da integridade dos créditos de carbono. Caso tenha interesse em oferecer documentação ou diligências relativa à sua jurisdição, envie um e-mail para contact@damasceno.org com o assunto “Integrity Marketplace”.