Vídeo da CNN (em inglês). Aqui os destaques:
eletrificação liderada por veículos pequenos
uma scooter a cada 90 segundos, 10 startups
15.000 scooters vendidas internamente por mês (eram 200 em 2020)
custam ainda 30% a mais
mercados 2030: 25 milhões de unidades, 60-70% elétricas
mudanças monumentais a favor do meio ambiente
Alguns devem se recordar das manifestações de agricultores nos Países Baixos. Mas do que se trata?
Pense em um país do tamanho de West Virginia nos EUA ou 205 vezes menor que o Brasil. 30% do país abaixo do nível do mar, terreno arenoso, lençol freático 0,5-1,0m abaixo da superfície. Terreno muito saturado de água.
A qualidade dessa água, dos aquíferos e camadas impermeáveis muda em função do tempo e espaço. Além disso, são abastecidas por águas pluviais e, às vezes, contaminados por resíduos de estações de tratamento, industrias e fazendas.
Poluição por nitrogênio não vem apenas da queima de combustíveis fósseis, mas também do esterco de animais nas fazendas (quando ele se mistura à urina) que emite amônia. Além da excreção de fósforo pelo gado, alimento que ajuda no metabolismo, no crescimento, saúde e produção de leite.
Com 115 milhões de animais, os Países Baixos tem a maior densidade pecuária do mundo.
Clique aqui para o relatório oficial de 229 páginas “Agricultural practices and water quality in the Netherlands: status (2016-2019) and trends (1992-2019). The 2020 Nitrate Report with the results of the monitoring of the effects of the EU Nitrates Directive Action Programmes”
A pecuária causa 85% das emissões de amônia e 40% a 45% das emissões de nitrogênio, cuja acumulação em excesso ao longo dos anos em áreas de conservação, pela proximidade inerente, faz com que plantas como a grama cresçam mais rápido, e outras morram, impactando ainda mais o ecossistema.
Leia também este estudo acadêmico “The effects of nitrogen deposition on the structure and functioning of ecosystems” (relativamente fácil, com imagens)
Agradecemos nosso leitor Marcio Barbosa pelos insights sobre este tema.