Hoje é quarta-feira, 5 de junho de 2024.
“Não podemos voltar no tempo, mas podemos plantar florestas, revitalizar fontes de água e recuperar os solos. Somos a geração que pode fazer as pazes com a terra.”
Estabelecido pelas Nações Unidas em 1973 e coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior movimento internacional focado no meio ambiente.
Organizado este ano pelo Reino da Arábia Saudita, o tema para 2024 é “Nossa Terra, Nosso Futuro. Somos #GeraçãoRestauração”, para enfatizar a importância de restaurar terras, combater a desertificação e aumentar a resiliência às secas.
A Arábia Saudita, um país de 37 milhões de habitantes no deserto e extremamente rico devido às suas exportações de petróleo, é - e será cada vez mais - impactado pelas tendências atuais da Terra: eventos climáticos extremos, disponibilidade de água, segurança alimentar, restauração do meio ambiente e energia transição, apenas para citar algumas.
A Arábia Saudita está por detrás da chamada “The Saudi Green Initiative”, como reportamos diretamente da COP-28 em Dubai.
A iniciativa é, dentre outros, um compromisso para reabilitar 40 milhões de hectares de terra e restaurar a vegetação natural da Arábia Saudita, através da plantação de 10 bilhões de árvores (!).
A Arábia Saudita também está por trás da maior usina de hidrogênio verde do mundo, ligado a um projeto ainda maior, o NEOM.
Sobre um exemplo de ação focando na resiliência à seca, leu nosso post de ontem “Estados Unidos e Rússia. Tecnologia de satélite para prever secas repentinas, em tempos de novos cenários agrícolas.”? Interessante tecnologia e o impacto das mudanças climáticas na produção de grãos.
Clique na imagem abaixo para acessar o site oficial da campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, com referências a recursos, eventos e atividades. Em vários idiomas.
No ano passado, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente foi a poluição plástica.