top of page

Nações Unidas: países em desenvolvimento perdem em média 1% do PIB por ano devido a catástrofes climáticas, em comparação com 0,1-0,3% nos países desenvolvidos. Mais seguros ajudariam na recuperação?

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024.


United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR) publica anualmente o Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction (GAR) em esforço mundial para mitigar os riscos de desastres.


Fechando uma série de três artigos com foco no setor de seguros, hoje nos referimos às duas últimas edições do GAR, o GAR2023 e GAR2023.


Intitulado “Our World at Risk: Transforming Governance for a Resilient Future”, o GAR2022 revelou que nas últimas duas décadas entre 350 e 500 desastres de grande  / médio porte ocorreram anualmente. Até 2030 esse número deve atingir 560 por ano, ou 1,5 por dia.


O GAR2022 também atribui estas catástrofes a uma percepção errada do risco, baseada em “otimismo, subestimação e invencibilidade”, o que leva a decisões políticas, financeiras e de desenvolvimento que ampliam as vulnerabilidades, além de colocar as pessoas em perigo.


Esses desastres afetam desproporcionalmente mais os países em desenvolvimento.


Os países em desenvolvimento perdem em média 1% do PIB anual devido a catástrofes, em comparação com 0,1-0,3% nos países desenvolvidos. O impacto maior ocorre na região Ásia-Pacífico, que tem perdido em média 1,6% do PIB devido a catástrofes todos os anos. Além disso, são os mais pobres os que mais sofrem.


A falta de seguros melhores para ajudar nos esforços de reconstrução é indicada como causa da perpetuação dos impactos desses desastres por prazos mais longos.


Desde 1980, apenas 40% das perdas relacionadas com catástrofes tem sido seguradas, enquanto as taxas de cobertura de seguros nos países em desenvolvimento são frequentemente inferiores a 10%, e por vezes próximas de zero, afirma o relatório.


Avaliação abrangente dos riscos, seguros adequados e arranjos de compartilhamento de riscos são mecanismos importantes para reduzir o impacto financeiro dos desastres, tanto para governos quanto sociedades, tanto nas zonas urbanas quanto rurais.


Aqui você pode baixar o GAR2022.




Clique aqui para ler mais sobre o GAR2022 em press release da UNFCCC intitulado “Humanity’s Broken Risk Perception Reversing Global Progress in ‘Spiral of Self-destruction'


Entre as ações para reduzir essas vulnerabilidades, o GAR2023 “Mapping Resilience for the Sustainable Development Goals” indica:

• Proteção social

• Diversificação dos meios de subsistência

• Habitação e infraestrutura resilientes

• Seguros


Aqui o GAR023 para download.




Clique na imagem abaixo para a série completa de relatórios GAR do UNDRR.


GAR é resultado de contribuições dos países, de trabalhos científicos e estudos públicos e privados relacionadas com o risco de catástrofes, dentre outros.


Ficamos pensando no que será incluído no próximo relatório GAR2024.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page