Aproveitando as ferramentas próprias de Processamento de Linguagem Natural (NLP), a equipe ESG Advisory da Nasdaq analisou as transcrições das "earnings calls" das empresas que compõem os índices Russell 3000 e MSCI USA ESG, que acompanham a evolução das discussões ESG nos mercados de capitais.
Os resultados podem orientar estratégias corporativas, divulgações e discussões, bem como sinalizar quais as prioridades ESG por setor da indústria. Aqui alguns dos destaques.
Nas "earnings calls" do primeiro trimestre de 2023:
91% das empresas do índice MSCI USA ESG e 80% do Russell 3000 discutiram ESG
e 43% e 29%, respectivamente, receberam perguntas sobre ESG
Os principais tópicos abordados foram:
Clima: energia, materiais básicos e setores de serviços públicos. Como subtópicos, foram discutidos combustíveis e energias renováveis, a Inflation Reduction Act (IRA) e estratégias de descarbonização.
Gestão do Capital Humano: treinamento, cultura da empresa e força de trabalho.
Além disso, também gestão ambiental, sustentabilidade dos produtos, estratégia e relatórios ESG, cadeia de suprimentos, impacto social, privacidade de dados e segurança cibernética, governança corporativa, ética empresarial e compliance.
Saber quais tópicos ESG mais preocupam por setor também é bem interessante:
Materiais básicos: diversidade, equidade e inclusão (DE&I), resíduos, água, sustentabilidade dos produtos, relatórios ESG
Consumo cíclico: envolvimento da comunidade
Consumo não cíclico: sustentabilidade dos produto
Energia: água
Industriais: sustentabilidade dos produtos, relatórios ESG
Tecnologia: privacidade de dados e segurança cibernética
Serviços públicos: diversidade, equidade e inclusão (DE&I), biodiversidade, água, envolvimento da comunidade
Clique na imagem abaixo para baixar o relatório, mediante cadastro.
A Nasdaq Stock Market, com sede na cidade de Nova York, é a maior bolsa de valores nos Estados Unidos, por volume negociado.
O Russell 3000 Index, criado em 1984, mede o desempenho das 3.000 maiores empresas dos EUA, representando aproximadamente 96% do mercado de ações investível dos EUA.
O MSCI USA ESG é um índice projetado para atingir empresas com fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) positivos, ao mesmo tempo em que exibem características de risco e retorno semelhantes às de seu índice pai MSCI USA. Empresas de tabaco e armas controversas, bem como grandes produtores de álcool, jogos de azar, armas de fogo, armas militares e energia nuclear, não são elegíveis para inclusão.