O MIT Technology Review Insights acaba de publicar seu Green Future Index 2023, seu terceiro ranking comparativo anual de 76 nações (cerca de 90% do PIB global) sobre sua capacidade de desenvolver um futuro sustentável e de baixo carbono para suas economias e sociedades.
O ranking reflete os esforços para financiar a remoção de carbono, desenvolvimento sustentável e geração de energia limpa em economias emergentes e para comunidades carentes.
O índice foi desenvolvido por meio de processos de pesquisa primários e secundários aprofundados:
quase 20 entrevistas com diversos especialistas em mudanças climáticas globais: cientistas climáticos e profissionais de pesquisa, tecnólogos, formuladores de políticas governamentais, ativistas de ONGs e empreendedores de tecnologia limpa e capitalistas de risco
revisão contínua de centenas de artigos, relatórios de pesquisa emitidos por organizações de ação climática e ONGs, documentação de políticas governamentais e literatura científica.
A estrutura do Green Future Index 2023 é composta por cinco pilares: emissões de carbono, transição energética, sociedade verde, inovação limpa e política climática.
O relatório possui vários capítulos interessantes, entre eles:
Medindo a justiça climática
Mercados emergentes assumem o comércio de carbono
A Ásia se destaca em energias renováveis
A corrida para a transição das redes de energia na África
A Europa se volta para os combustíveis fósseis
Inovação limpa: Catalisando soluções verdes e globais
Conter o "carbon leakage" nas fronteiras da UE
A pressão por padrões globais
E muito mais.
A conclusão do relatório: "A neutralidade de carbono logo será uma métrica tão importante quanto a lucratividade. E isso está levando as empresas a investir em ferramentas e práticas para reduzir suas emissões de Escopo 1, 2 e 3. Também está motivando governos e empresas globalmente para investir em biodiversidade, transição energética e projetos de remoção de carbono em países mais pobres para construir estoques globais de créditos de carbono. Líderes verdes irão cada vez mais compartilhar conhecimentos e investir capital em projetos sustentáveis, programas transfronteiriços de desenvolvimento de energia renovável e investimentos em tecnologia de alimentos , porque fazê-lo é economicamente viável e equitativo para todos."
Clique na imagem abaixo para o MIT Technology Review Insights 2023 Green Future Index. #sustentabilidade #esg #futuro