Hoje é quarta-feira, 11 de outubro de 2023.
O metano, um gás invisível e inodoro, na atmosfera tem 80 vezes mais o poder de aquecimento do que o CO2. E o gás natural, um subproduto comum nos poços petrolíferos, é composto principalmente por metano e normalmente queimado no local a uma taxa média de 200 kg por hora.
Embora a combustão do gás através de um flare reduza significativamente o impacto climático, a prática não é ideal tanto por desperdiçar combustível que de outra forma seria vendido, quanto contribui para o aquecimento global, já que a queima produz CO2.
Há algumas semanas noticiamos a parceria entre a japonesa Kureha, o Kitami Institute of Technology e a brasileira Petrobrás, em um projeto inovador para transformar em pó o metano proveniente de plataformas petrolíferas offshore. O pó seria então transportado e usado para produzir nanotubos de carbono, material usado em baterias de íon-lítio, dispositivos eletrônicos e peças automotivas.
Hoje postamos sobre a startup M2X Energy, com sede na Flórida, que, em vez de queimar ou liberar metano na atmosfera, desenvolveu um sistema móvel para convertê-lo em metanol, um material industrial útil e combustível. São basicamente reboques onde se transforma gás em metanol, usinas sobre rodas que poderiam ser usadas em locais remotos de extração de petróleo. Uma vez dentro do trailer, o sistema oxida o gás para produzir uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono conhecida como syngas. O metanol é produzido passando o syngas sobre um catalisador padrão de cobre e óxido de zinco.
Globalmente, como já indicado, a queima de gás natural representa tanto um enorme desperdício de energia preciosa quanto um grande dano ao ambiente (através de perdas de metano). O total de gás natural queimado globalmente ascende a 140 bilhões de metros cúbicos (IEA 2021), resultando em 1,4 GigaToneladas de emissões de CO2. Isto representa mais do que 2,5% das emissões globais de CO2.
Clique na imagem abaixo – a visão de satélite mais recente, com mais de 16.000 locais de queima de gás em todo o mundo – para acessar o site da M2X Energy.