Apesar dos últimos 12 meses terem sido altamente tumultuados e turbulentos para ativos digitais e players Web3, empresas de serviços financeiros, varejo, música, jogos e mídia, entre outros setores, continuam buscando oportunidades na Web3. Alguns exemplos.
programas de fidelidade tokenizados
blockchain nos serviços financeiros
tokenização e distributed ledge para bancos, gestores de ativos e outras instituições
tokenização de títulos mobiliários digitais
Considerando a primeira “onda da tokenização” em 2017, o que seria diferente desta vez?
"Tokenização refere-se ao processo de criação de um token em uma blockchain que representa um ativo. Esses tokens podem ser representações de ativos tangíveis tradicionais (como imóveis, commodities agrícolas ou de mineração, obras de arte analógicas), ativos financeiros (ações, títulos), ou ativos intangíveis, como arte digital e outras propriedades intelectuais."
Como tal, os benefícios podem incluir alguns dos seguintes:
Maior eficiência de capital
Democratização do acesso
Redução de custos operacionais
Infraestrutura mais barata e ágil
Compliance, auditabilidade e transparência aprimoradas
"Um exemplo de destaque são os créditos de carbono, em que a tecnologia blockchain pode fornecer um registro imutável e transparente da compra, transferência e aposentadoria de créditos, com restrições de transferência e funcionalidadex de medição, reporte e verificação (MRV) incorporadas ao token inteligente. Dessa forma, quando uma transação de um token de carbono é iniciada, o token pode verificar automaticamente as imagens de satélite atualizadas para garantir que o projeto de remoção baseado na natureza subjacente ainda esteja efetivo, melhorando a confiança no ecossistema."
Existem algumas limitações, no entanto. Infraestrutura disponível, flexibilidades específicas das soluções de wallet, questões de interoperabilidade e incertezas regulatórias, para citar alguns.
"Mesmo os créditos de carbono como uma classe de ativos encontraram desafios para obter alinhamento em um registro estabelecido. No momento, Gold Standard é o único registro que se prepara publicamente para apoiar créditos de carbono tokenizados, apesar dos claros benefícios da maior transparência." Relembre aqui nosso post "Feedback da consulta de tokenização e próximos passos para Gold Standard".
Clique na imagem abaixo para ler o estudo completo da McKinsey.
E fique ligado, pois nos próximos dias planejamos mais postagens relacionadas a esse tema.
Carbon Credit Markets: 17o. blog mais influente do mundo e 1o. do Brasil, segundo a plataforma FeedSpot, que avalia os milhares de blogs na web a partir de tráfego, seguidores de mídia social e novidades.