top of page

Mais de 20.000 projetos de créditos de carbono em mais de 100 países: Ecosystem Marketplace lança nova base de acesso livre.

Segunda-feira, 7 de outubro de 2024.


Para começar o post de hoje, algumas perguntas sobre projetos que geram créditos de carbono.


Qual país tem mais projetos no mundo: Índia, Estados Unidos, Brasil ou Colômbia? E especificamente projetos REDD/REDD+, Colômbia, Brasil ou Peru? Melhorias na gestão florestal (Improved Forest Management), Estados Unidos ou México? Gestão Sustentável de Terras Agrícolas (Sustainable Agricultural Land Management), Índia ou Itália? Projetos de reciclagem de resíduos, África do Sul ou Alemanha? Você pode se surpreender com algumas respostas.


Lançado na New York Climate Week, há alguns dias, o Global Carbon Markets Hub permite que os usuários explorem o maior banco de dados do mundo de transações voluntárias nos mercados de carbono. Assim começa o press release da Ecosystem Marketplace (EM).


E continua.


“O mercado voluntário de carbono (VCM) cresceu dramaticamente nos últimos cinco anos, acompanhado por uma enxurrada de investimentos privados. Ao mesmo tempo, o VCM atraiu escrutínio devido às preocupações sobre o potencial de greenwashing e a integridade das reivindicações dos promotores de projetos, especialmente os chamados “cowboys do carbono” que se aproveitam das comunidades do Global South ao se apropriarem da maior parte das receitas dos créditos de carbono, com poucos benefícios indo para as próprias comunidades.”


Veja por exemplo esse recente posicionamento de mais de 100 entidades do Global South, em post no LinkedIn.


E tudo isso apesar dos recentes progressos alcançados por iniciativas como o ICVCM e outras.


As principais características deste novo Hub (no início de outubro de 2024) são:

  • Projetos de créditos de carbono de mais de 100 países;

  • Dados de 20.779 projetos, incluindo metodologia, localização, emissões, retirement, certificação ODS;

  • Visualizações de dados interativas que mapeiam e analisam dados de transações de mais de 200 participantes do mercado, como desenvolvedores de projetos e revendedores de créditos de carbono;

  • Vários anos de dados, fornecendo uma visão geral do VCM ao longo do tempo; e

  • Informações importantes sobre como o EM filtra e categoriza os dados dos projetos.


Carbon Credit Markets navegou no Hub e achou os insights absolutamente excelentes. Aliás, foi a origem das perguntas do início do post (alerta de spoiler: a resposta para cada pergunta é o primeiro país listado. Acredite ou não).


Clique na imagem abaixo para acessar o banco de dados e aqui para o press release.


Com sede nos Estados Unidos, em Washington DC, o Ecosystem Marketplace é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Forest Trends e uma importante fonte global de informações sobre finanças ambientais, mercados e pagamentos por serviços ecossistêmicos.


E fique ligado, muito em breve a Carbon Credit Markets anunciará uma parceria com o portal Busca.Global para fornecer documentação oficial e serviços de due diligence para projetos. Inicialmente focaremos no Brasil.


Integridade é tudo. Do começo ao fim.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page