Há alguns dias, a CCS Brasil lançou o 1º Relatório Anual de CCS do país. Isabela Morbach, uma das maiores autoridades sobre CCS no Brasil e coeditora da publicação, fará a abertura do CCS Tech Summit no dia 20/06.
O conteúdo básico do 1º Relatório Anual de CCS Brasil é o seguinte:
(1) contextualização das tecnologias CCS na redução de emissões de gases de efeito estufa e projetos de CCS no mundo
(2) potencial para projetos CCS, áreas para armazenamento geológico, questões de logística e transporte
(3) aspectos regulatórios, incentivos e P&D, além de projetos localmente em andamento
(4) análises e perspectivas para os próximos anos
(5) 6 pontos estratégicos para o CCS avançar no Brasil
CCS são tecnologias de vanguarda, de custos (ainda) não são triviais. Mas por se tratarem de novas vantagens competitivas, vale a pena ver como União Européia, Estados Unidos, Malasia e Canada tem incentivado seus projetos CCS. Há um tópico específico na parte (1).
Outra importante aplicação de CCS é a captura de CO2 nas rotas de produção de hidrogênio. Destaque-se:
a partir do vapor do gás natural, que com CCS acoplado, obtém-se o chamado hidrogênio azul, um combustível de baixo carbono
a partir de biometano e de etanol, que por já serem fontes renováveis, se associada ao CCS, leva às emissões negativas, remoção de CO2 da atmosfera
O relatório cita 3 projetos de CCS no Brasil:
CCUS- EOR, Petrobras, nos campos Tupi, Mero e Búzios, todos no Pré-Sal. 80 milhões de toneladas de CO2 reinjetados até 2025.
BECCS, FS Bioenergia, maior produtora de etanol de milho do país, projeto localizado na unidade de Lucas do Rio Verde (MT). 420 MT CO2/ano durante 55 anos.
captura de CO2 (empregando zeólitas) a partir da geração de energia termoelétrica a carvão em Criciúma (SC). Em fase piloto, 2 toneladas CO2/dia.
E uma lista de projetos de P&D (#) em três entidades:
Centre for Greenhouse Gas Innovation USP (6)
Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS (5)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (2)
Clique na imagem abaixo para o relatório completo, incluindo os 6 pontos estratégicos para avanço do CCS no Brasil. Não deixe de ler, disponível em português e inglês. Tem muitos esquemas e desenhos ótimos.