“Os dados falam alto e claro: empresas e investidores estão cada vez mais integrando considerações ESG em suas estratégias de fusões e aquisições, não apenas porque é a coisa certa e responsável a fazer, mas também por causa das implicações de valor do ESG”, disse Mark Golovcsenko, KPMG US ESG and Climate Services Líder em 27 de julho de 2023.
A due diligence ESG está no centro das atenções quando à análise de riscos e oportunidades.
Uma pesquisa recente da KPMG analisou informações de mais de 200 profissionais envolvidos com fusões e aquisições nos EUA e na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) sobre como a due diligência ESG tem afetado as transações de fusões e aquisições.
Aqui estão alguns destaques de interesse:
A maioria dos investidores (74% dos EUA e 82% da EMEA) agora está incluindo ESG em sua agenda de fusões e aquisições
68% dos investidores da EMEA e 62% nos EUA disseram que pagariam um prêmio por uma meta que demonstrasse um alto nível de maturidade ESG alinhado com prioridades ESG
53% dos investidores dos EUA e 66% dos investidores da EMEA disseram que o cancelamento do negócio foi a principal consequência de uma descoberta relevante
Em 2022 a KPMG já havia antecipado o ESG na vanguarda do M&A. "Cada vez mais os investidores estão exigindo progresso em ESG, e muitas organizações estão se preparando para quando precisarem divulgar dados ESG. Ter elementos de ESG na missão de uma empresa e ter um bom desempenho nos padrões ESG pode melhorar a reputação e a marca corporativa. ESG também pode melhorar acesso a talentos, clientes e capital. Essa realidade colocou o ESG na vanguarda das fusões e aquisições. Até recentemente, a diligência do ESG era basicamente um checklist realizado por um escritório de advocacia que revisava as políticas da empresa e destacava os riscos materiais de governança."
Clique na imagem abaixo para ler "Navigating complex M&A. How to win in the age of the complex deal" e aqui para outro relatório KPMG 2022 “How to determine where ESG can create value”.
E aqui para ler mais sobre esta atualização de 2023 e especificamente da perspectiva EMEA, incluindo como lidar com três desafios: escopo, dados e políticas, quantificações.