Hoje é quinta-feira, 5 de outubro de 2023.
Em comunicado à imprensa de 22 de setembro passado, a Tokyo Stock Exchange ( TSE ) anunciou o início das negociações em seu mercado de créditos de carbono no próximo dia 11 de outubro de 2023.
A iniciativa representa a abertura de um local para negociações e para divulgação pública de preços dos créditos de carbono no Japão, aproveitando a experiência de operação de mercado da TSE e o “Carbon Credit Market Technical Demonstration Project” implementado em 2022.
Clique aqui para a "Overview of the Carbon Credit Market" do Japão.
Os itens elegíveis para negociação são chamados de J-Credits, e são classificados em 6 categorias:
(1) Economia de energia;
(2) Energias renováveis para eletricidade;
(3) Energias renováveis para aquecimento;
(4) Energias renováveis para um mix de eletricidade e aquecimento;
(5) Florestal;
e (6) Outros.
O método de negociação será um leilão por chamada e a liquidação através da troca de dinheiro por créditos, entre comprador e vendedor.
Entre os requisitos, a conta do J-Credits Scheme Registry deve estar em nome do próprio requerente.
Clique aqui para ver outros três documentos importantes relacionados à forma como o Japão estabeleceu seu Mercado de Crédito de Carbono, entre eles o "Outline of Specifications for the Carbon Credit Market".
Todos os tipos de taxas estipuladas pela TSE, registro, moeda em garantia, taxa básica, taxa de transação e taxa de liquidação, serão inicialmente zeradas, pois é "desejável ativar o mercado e melhorar sua conveniência, tendo o maior número possível de pessoas participando e negociando desde o início".
A TSE também comemorou o número de participantes esperado na data de abertura do Mercado de Crédito de Carbono: 188. Segue aqui a lista de participantes. Como está em japonês, demos uma escaneada para nossos leitores: basicamente municípios e empresas ligadas a reflorestamento, energia, engenharia, finanças e bancos. Com base nos nomes, em termos de participantes internacionais, destacamos Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities e China Petroleum International.
Clique na imagem abaixo para o press release.
Ao final do documento, você encontra links para as seguintes informações adicionais:
(1) Site para o Mercado de Crédito de Carbono japonês;
(2) Visão Geral das Especificações;
(3) Regras do Mercado de Crédito de Carbono (em japonês);
e (4) Participantes (requisitos).
O Japão é o quinto maior emissor de CO2 do mundo.