Hoje é terça-feira, 30 de abril de 2024.
Esta iniciativa do ISSB - International Sustainability Standards Board - foca no reporte digital de informação financeira relacionada com a sustentabilidade, após a publicação da IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informação Financeira relacionada com a Sustentabilidade e da IFRS S2 Divulgações relacionadas com o Clima, emitidas em junho de 2023.
Como tal, a Taxonomia de Divulgação de Sustentabilidade IFRS é uma taxonomia digital concebida para facilitar a comunicação digital e melhorar a acessibilidade e comparabilidade de tais informações por parte de investidores e reguladores a nível mundial.
Uma característica fundamental da Taxonomia de Divulgação de Sustentabilidade IFRS é a indexação de informações narrativas relacionadas à sustentabilidade nos relatórios financeiros.
O uso de informações narrativas não tem um papel tão relevante nas demonstrações financeiras tradicionais como terá nas divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.
E ter uma taxonomia de divulgação padronizada com esta indexação eletrônica também orientará a preparação de relatórios de forma semelhante e, portanto, reduzirá custos e aumentará a comparabilidade, como já indicado.
A Taxonomia de Divulgação de Sustentabilidade IFRS foi projetada usando XBRL – eXtensible business reporting language – o padrão internacional para relatórios de negócios digitais.
Clique na imagem abaixo para uma apresentação de 34 páginas com todas as informações sobre o desenvolvimento dos Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS.