E efetivas a partir de janeiro 2024.
O International Sustainability Standards Board (ISSB) foi lançado oficialmente em 2021 em Glasgow na COP26. Seu objetivo é desenvolver - com urgência - os Padrões IFRS de Divulgações de Sustentabilidade.
O presidente do ISSB, Emmanuel Faber, disse recentemente que os dois primeiros padrões de relatórios, cobrindo General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information (IFRS S1) e Climate-related Disclosures (IFRS S2) estarão “substancialmente” concluídos até o final de fevereiro agora e que as verões finais — em primeiro esforço global para abordar os padrões e divulgações ambientais, sociais e de governança corporativa — devem ser publicadas até junho de 2023. As versões para comentários foram lançadas em audiência pública em março de 2022.
Erkki Liikanen, presidente do órgão controlador do ISSB, o IFRS Foundation Trustees, falando em um painel sobre “Stewarding Responsible Capitalism” no Fórum Econômico Mundial em Davos, também revelou esse objetivo e comentou sobre a velocidade com que os padrões foram desenvolvidos. A necessidade de endosso pela IOSCO e engajamento por parte dos auditores também foram mencionados. Ele também indicou que “pelo caráter global da questão” a ISSB estará se expandindo com um novo escritório em Pequim, além de Frankfurt, Montreal, São Francisco, Tóquio e Londres ( vídeo particularmente interessante de 04'50'' a 06'30” ).
E conclui citando o presidente da IOSCO (aqui em tradução livre): “O objetivo deve ser que, em 2024, os relatórios financeiros e os relatórios de sustentabilidade andem juntos. E esse é um bom ponto para se ter em mente. Se você é um líder empresarial, esteja pronto para reportar sobre ambos em 2024.” (41'50'' do video acima)
A propósito, a IOSCO também está de olho nos mercados de crédito de carbono. Lembre aqui os dois documentos colocados em audiência pública em novembro de 2022, “Voluntary Carbon Markets” e “Compliance Carbon Markets” .
Clique abaixo para acessar os principais documentos sobre os novos padrões de divulgação IFRS S1 e IFRS S2 que serão re-deliberados em 16 de fevereiro em reunião do ISSB em Montreal. Um dos itens da agenda realmente indica “IFRS S1 e IFRS S2 serão efetivos para exercícios anuais iniciados em ou após 1º de janeiro de 2024”.