"ESG não é um empecilho para o desempenho dos negócios. É um acelerador que impulsiona a lucratividade e o crescimento"
“72% dos executivos dizem que ESG precisa ser uma prioridade maior em sua organização”
“Como a maioria dos consumidores escolhe comprar e trabalhar para líderes ESG, as empresas devem priorizar a transparência e derrubar barreiras aos dados ESG”
Estas são observações que constam no novo estudo da IBM "The ESG ultimatum: Profit or perish" divulgado em 17 de abril.
O estudo, baseado em pesquisas com 20.000 consumidores em 34 países e 2.500 executivos em 22 setores, encontrou benefícios particularmente fortes para empresas "líderes ESG", com 52% mais chances de relatar que os esforços ESG têm um impacto "muito grande" em lucratividade.
De acordo com o estudo, seria a desinformação que levaria a uma tomada de decisão de negócios ruim, já que mais de 70% dos executivos veem o ESG como um facilitador de receita. Em suma, revela que dados inadequados impedem o progresso em relação às metas ambientais, sociais e de governança. E lucratividade.
Para os consumidores, mais de 70% disseram que estariam mais dispostos a se candidatar a um emprego em uma empresa que consideram ambientalmente sustentável ou socialmente responsável, e mais da metade relatou ter pago um prêmio (mais) por produtos ambientalmente sustentáveis ou socialmente responsáveis no ano passado .
Por outro lado, o estudo mostra que apenas algumas empresas se destacam. Muitas organizações estão estritamente focadas em atender às demandas imediatas de compliance. E a necessidade de mudança é urgente: os consumidores estão cada vez mais céticos em relação às alegações ESG. Apenas 20% dos consumidores dizem confiar nas declarações que as empresas fazem sobre sustentabilidade ambiental, bem abaixo dos 48% em 2021.
Clique aqui para o comunicado de imprensa da IBM e na imagem abaixo para ir direto ao relatório completo.
Dentre outros, você verá em detalhes como a IBM elabora os quatro pilares do sucesso:
Dados e ecossistemas
Tecnologia digital
Integração de processos e negócios
Habilidades e tomada de decisão (e "propriedade" do ESG a todo C-suite).
E um guia de ação:
Pare de dar desculpas
Seja transparente (porque você não tem escolha)
Não "pegue leve" com as comunicações do ESG. Só cria riscos
Escale, automatize e acelere. Logo. Muito.
"Agite" e participe de todo o ecossistema
Capitalize na confiança. Afinal, são as pessoas que fazem a diferença.