Com sede na França, desde a sua (recente) criação em junho de 2021 como uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, a HYVIA vem desenvolvendo um ecossistema dedicado à mobilidade a hidrogênio. Inclui uma gama de veículos comerciais H2 leves (uma van, um meio caminhão e um mini-ônibus), postos de abastecimento H2, abastecimento H2, bem como financiamento e soluções de manutenção para seus clientes.
A HYVIA anunciou ontem que acaba de instalar seu primeiro eletrolisador em sua fábrica de Flins, na região de Ile-de-France, perto de Paris. É um eletrolisador de 1 MW com capacidade de 400 kg/dia de produção de hidrogênio verde, o que equivale a 20.000 km de mobilidade comercial a hidrogênio. Inicialmente, abastecerá a própria ƒábrica para testar as células de combustível dos veículos Renault Master H2-TECH comercializados pela HYVIA, bem como o sistema de abastecimento de hidrogênio.
A Plug já instalou vários de seus eletrolisadores PEM (Proton Exchange Membrane) na Alemanha, França, Holanda e Portugal. E, globalmente, implantou mais de 60.000 sistemas de células de combustível, projetou e construiu 185 estações de reabastecimento que distribuem mais de 70 toneladas de hidrogênio por dia. Seus clientes incluem NASA, Boing, BMW, Carrefour e Amazon, dentre vários outros.
E na imagem abaixo para ler o press release da HYVIA.