Quarta-feira, 17 de julho de 2024.
Hoje o artigo é sobre a economia do hidrogênio de baixo carbono no Canadá, depois de publicar sobre a Namíbia e a Alemanha nos últimos dias.
Mas antes de começarmos, aqui está outra grande referência para uma perspectiva global mais ampla:
Se você clicar no link acima, poderá comparar e selecionar países em termos de detalhes do desenvolvimento do hidrogênio. Existem atualmente 36 países mapeados e apresentados também num mapa interativo, indicando o estágio de desenvolvimento do hidrogênio: implementação, desenvolvimento, preliminar (e sem informação).
É uma grande referência global do Baker McKenzie, um dos maiores escritórios de advocacia internacionais, com sede em Chicago.
O Canadá é o segundo maior país do mundo. Se, por um lado, tem estado na mídia por ter sofrido graves incêndios florestais, por outro, a sua enorme extensão territorial começa a destacar o potencial em termos de agricultura e fontes renováveis de energia, desde a hidroeléctrica ao hidrogênio.
A Hydrogen Strategy para o Canadá foi lançado em dezembro de 2020. Aqui estão algumas citações de seu prefácio:
“A Hydrogen Strategy para o Canadá estabelece ambições para ações que consolidarão o hidrogênio como uma solução para atingir o nosso objetivo de emissões net zero até 2050 e posicionarão o Canadá como um líder industrial global de combustíveis renováveis limpos.”
“Isto envolverá a mudança da gasolina convencional, diesel e gás natural para fontes de combustível com emissões zero. …”
“Como um dos 10 maiores produtores de hidrogênio do mundo atualmente, somos ricos em matérias-primas que produzem hidrogênio. Somos abençoados com um setor energético forte e com os ativos geográficos que impulsionarão o Canadá a ser um grande exportador de hidrogênio e de tecnologias de hidrogênio.”
“O hidrogênio pode ser a menor molécula da natureza, mas o seu potencial é enorme.”
“Esta Estratégia é um chamado à ação. Irá estimular investimentos e parcerias estratégicas em todo o país e para além das nossas fronteiras. Irá posicionar o Canadá para aproveitar as oportunidades econômicas e ambientais que existem de costa a costa. Expandindo nossas exportações...”
“Isto é apenas o começo… Ao trabalhar com as províncias e territórios, os parceiros indígenas e o setor privado e ao aproveitar as nossas muitas vantagens, criaremos a prosperidade que todos desejamos, protegeremos o planeta que todos prezamos e garantiremos que não deixaremos ninguém para trás.”
Inspirado? Espere para ler o relatório completo de 141 páginas.
Em termos de “expandindo nossas exportações”, pouco depois da publicação da estratégia, em agosto de 2022, o Governo do Canadá e o Governo da República Federal da Alemanha assinaram uma Declaração Conjunta de Intenções, comprometendo os dois países a colaborar na exportação de hidrogênio limpo do Canadá para a Alemanha.
A primeira instalação comercial de produção de hidrogênio verde e amônia do Canadá foi anunciada no mês passado pela empresa McDermott. O projeto incluirá o desenvolvimento de um parque eólico de até 530 turbinas com capacidade de gerar 3,5 gigawatts (GW) de eletricidade e 150 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica (PV). A instalação terá capacidade para produzir 165kta de hidrogênio e 5.000 toneladas métricas por dia de amônia.
Clique na imagem abaixo para acessar o portal do Hydrogen Strategy para o Canadá, incluindo não apenas notícias, mas também um Progress Report 2021-2024.
De acordo com este Progress Report de abril de 2024, “Em todo o Canadá, o interesse no hidrogênio de baixo carbono está crescendo. Aproximadamente 80 projetos de produção de hidrogênio com baixo teor de carbono foram anunciados, representando uma expressão de interesse de mais de US$ 100 bilhões em investimento potencial dedicado à construção desta oportunidade de energia limpa.”
Amanhã postaremos sobre o hidrogênio na Europa.