top of page

Hydrogen Europe analisa detalhes e o status de 9 vias de produção de hidrogênio limpo.

Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024.


A Hydrogen Europe é responsável por um dos melhores relatórios regulares sobre métodos de produção de hidrogênio limpo. Dizemos melhor, especialmente se sua curiosidade for mais profunda, até níveis técnicos como gostamos aqui em Carbon Credit Markets / Hydrogen Markets.


Hoje analisamos sua última edição, com cerca de 100 páginas.


Aqui estão os cinco primeiros métodos de produção de hidrogênio limpo abordados no relatório:


(1) Eletrólise da água, usando eletricidade para quebrar a molécula da água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2).


(2) Reforma do gás natural com captura de carbono.


(3) Separação do metano, via pirólise do gás natural.


(4) A partir de biorresíduos (Biowaste-to-hydrogen), transformando resíduos de biomassa sólida ou líquida por meio de gaseificação ou pirólise.


(5) Resíduos não biológicos (Non-biological waste-to-hydrogen), o mesmo que acima … só que com plástico com matéria-prima (páginas 68 a 76 do relatório!).


Todos esses métodos podem produzir hidrogênio com intensidade de carbono inferior a 3,4 kgCO2/kgH2. E quando a matéria-prima é biomassa ou resíduos, a pegada de carbono pode até ser negativa, resultando na remoção de carbono.


A imagem abaixo – retirada da página 7 do relatório – indica o nível de prontidão tecnológica de cada um desses processos. Também dá uma ideia do tamanho do pipeline global de projetos para cada método.


De acordo com o relatório, os custos de produção de hidrogênio limpo situam-se entre 1,7 e 10,2 EUR/kg, sendo a eletrólise da água atualmente a via mais cara.


Entre outras soluções promissoras para a produção sustentável de hidrogênio o relatório acrescenta outros quatro métodos:


(6) ciclos termoquímicos solares, utilizando o espectro da radiação solar (!).


(7) hidrogênio natural (já postamos bastante sobre esse assunto!).


(8) Pirólise de GLP, ou seja, propano como matéria-prima para a obtenção de hidrogênio livre de CO2 por meio de pirólise catalítica.


(9) hidrogênio como subproduto de outros processos industriais


No relatório você também encontrará fluxogramas de cada método, eficiências técnicas comparativas, melhorias físico-químicas, o papel da energia nuclear e hidráulica, a competitividade chinesa, referências a nomes de empresas e links para diversas outras fontes de informação e muito mais.


Clique aqui para baixá-lo.




Ou visite o site da Hydrogen Europe, clicando na imagem abaixo.


Para desenvolver ainda mais esta indústria emergente do hidrogênio, o que é necessário é economia de escala - inevitavelmente com subsídios ​​no início, semelhantes aos existentes na indústria do petróleo - além de adequação às realidades regionais, considerando a abundância ou não de fontes renováveis ​​de energia.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page