Hoje é segunda-feira, 3 de junho de 2024.
Cerca de 90% de toda população humana terrestre vive no Hemisfério Norte. Isso equivale a 7 bilhões de pessoas.
Isto também significa que enquanto o restante 1 bilhão de pessoas que vivem no Sul Global se preparam para o inverno de 2024, o verão praticamente já chegou no Hemisfério Norte. Assim como manchetes sobre temperaturas escaldantes na Índia, projeções atualizadas para a temporada de incêndios florestais no Canadá e que a Europa está aquecendo quase duas vezes mais rápido que o resto do mundo.
Essa última informação sobre a Europa foi divulgada em abril num relatório conjunto do World Meteorological Organization e o Copernicus Climate Change Service (C3S), a unidade de observação da Terra do programa espacial da União Europeia. Referimo-nos ao “European State of the Climate 2023”.
Com esse relatório, como agravante do que se viu em termos de incêndios florestais em 2023, a União Europeia já tomou medidas para reforçar e estar melhor preparada para o que vem pela frente.
De acordo com um artigo da Comissão Europeia, para 2024, 556 bombeiros de 12 países serão estrategicamente pré-posicionados em locais-chave da Europa neste verão, em localidades na França, Grécia, Portugal e Espanha. Além disso, haverá uma frota de resgate dedicada de aeronaves de combate a incêndios, composta por 28 aviões e 4 helicópteros estacionados em 10 Estados-Membros.
Clique aqui para ver esse comunicado de imprensa e na imagem abaixo para um breve resumo em vídeo sobre o relatório “European State of the Climate 2023”.