Hoje é quinta-feira, 4 de abril de 2024.
Fechando a série de breves atualizações sobre alguns fatos significativos sobre o hidrogênio, postados anteriormente pela Carbon Credit Markets.
Guiana Francesa: uma das maiores usinas de hidrogênio do mundo. Post original de 2022, novembro.
Um país equatorial da América do Sul, já conhecido por ter o Espaçoporto da Europa, plataforma de lançamento dos famosos foguetes Ariane, anunciando então a construção da primeira central de hidrogênio multi-megawatt do mundo, CEOG (Centrale Electrique de l'Ouest Guyanais), 128MWh, incluindo o maior armazenamento de hidrogênio verde de fontes de eletricidade intermitentes. O projeto inovador, que envolve energia solar fotovoltaica, armazenamento em baterias de lítio, eletrolisadores e células de combustível, procura resolver o problema da intermitência nas energias renováveis e a combinação do armazenamento de baterias de curto prazo e do armazenamento de hidrogênio a longo prazo, energia gerada essencialmente por fontes renováveis. A CEOG é detida em 60% pela Meridiam, 30% pela SARA (Grupo Rubis) e 10% pela Hydrogène de France (HDF).
Atualização 2024, março
De acordo com o site da Meridiam, o estágio do projeto é “In Construction”.
Apesar disso, no portal do projeto não encontramos maiores detalhes.
No entanto, há indícios de que o projeto enfrenta dificuldades com a comunidade indígena Kali'na da aldeia de Prospérité, conforme publicado há poucos dias pelo International Service for Human Rights. Entre outras referências interessantes e um link para o apelo de março de 2024 ao UN Committee on the Elimination of Racial Discrimination, há o vídeo “En Guyane, les travaux de la Ceog sous haute surveillance” .
Esperamos que você tenha gostado desta série de atualizações sobre postagens relacionadas ao hidrogênio. Muitas oportunidades.
@HydrogenMarkets