Futuro dos padrões SASB: o que você precisa saber para as divulgações
- Art Dam
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Conforme antecipamos "IFRS / ISSB: Novas Regras de Divulgações Climáticas e de Sustentabilidade previstas para junho", havia uma variedade de questões de ISSB no pipeline de curto prazo.
E o ISSB tomou várias decisões que esclarecem ainda mais o papel e a evolução das Normas SASB em resposta ao amplo feedback do mercado recebido sobre o rascunho das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, basicamente:
Divulgações Gerais Relacionadas à Sustentabilidade (IFRS S1) e
Divulgações Relacionadas ao Clima (IFRS S2)
Como os Padrões SASB podem basicamente ajudar as empresas a identificar seus riscos e oportunidades de sustentabilidade, juntamente com métricas para usar em suas divulgações, seguem algumas dicas sobre a melhor forma de se preparar para a futura aplicação dos Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. E usar 2023 para esta preparação.
Aqui estão três maneiras pelas quais as empresas líderes estão estabelecendo as bases antes mesmo que esses padrões sejam finalizados:
Avaliar sistemas e processos internos para coletar, agregar e validar informações relacionadas à sustentabilidade em toda a organização e sua cadeia de valor.
Considerar os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que afetam o negócio.
Revisar os padrões propostos pelo ISSB e os materiais de apoio, incluindo os Padrões SASB, CDSB Framework, Recomendações TCFD e o Integrated Reporting Framework.
Desde março há também uma orientação "ilustrativa" sobre o IFRS S1 que você pode acessar aqui . Além do "SASB Standards Implementation Primer", em várias línguas.
O ISSB ainda emitirá o IFRS S1 e o IFRS S2 este ano, embora a data de vigência das Normas ainda não tenha sido decidida. No início deste ano,era esperada para junho
para entrar em vigor a partir de janeiro de 2024. Mas isso ainda não é 100% certo.
Clique na imagem abaixo para ler o comunicado SASB na íntegra.