Terça-feira, 17 de setembro de 2024.
O Mercado Voluntário de Carbono (VCM) pode ser uma forma relevante de atração do setor privado para financiar projetos de conservação e restauração da natureza.
Rumo a um mercado robusto e projetos de alta qualidade, Aon’s Reinsurance Solutions e Future Climate estão trabalhando juntas, sendo agora possível contratar apólice de seguro para a eventualidade de catástrofes naturais impactarem projetos de créditos de carbono.
É o que indicam press releases recentes das empresas, que você pode ver abaixo ou no LinkedIn, Aon e Future Climate.
Segundo os comunicados, esse tipo de seguro é fundamental para restaurar a confiança no VCM por parte de compradores de créditos de carbono, particularmente originados a partir de projetos baseados na natureza.
Em abril passado já havíamos divulgado a apólice Carbon Delivery Insurance da CFC que, segundo a empresa, seria a primeira a cobrir os riscos físicos e políticos enfrentados pelas empresas que adquirem créditos de carbono voluntários, cobrindo 100% do investimento do comprador pela não entrega de créditos de carbono. Relembre “CFC lança apólice de seguro cobrindo a entrega de carbono”
A Future Climate também não é nova aqui em nosso portal.
Em agosto de 2022, então Future Carbon, foi protagonista de operação de fusão e aquisição no setor de créditos de carbono, com a compra da Jataí Capital e Conservação, do Flávio Ojidos.
Então em junho de 2023, quando abriu escritório em Londres, no hub global para empreendedores das áreas sociais e climáticas.
E em fevereiro de 2024, por conta do “Projeto de Energia Renovável Sol do Sertão” no Brasil.
Sobre a parceria com a Aon e esse seguro no Brasil, o CEO do FutureClimate Group Fábio Galindo comentou: “é super importante porque é uma ferramenta que ajuda muito a construir o novo mercado de carbono, com garantias, maior segurança ao investidor, atraindo mais fluxo financeiro e mais investimentos para a agenda climática”.
Vivemos tempos que exigem atenção especial, não apenas no VCM nem do ponto de vista de seguros, mas também da efetiva preparação para enfrentar as mudanças climáticas.