Uma empresa de pesquisa apoiada pelo governo do Reino Unido, Aerospace Technology Institute (ATI), revelou um novo conceito de avião movido a hidrogênio líquido, chamado FlyZero.
Como você deve saber, o hidrogênio líquido é um combustível leve, que tem três vezes a energia do querosene e sessenta vezes a energia das baterias por quilograma e não emite CO2 quando queimado.
Segundo a empresa, o avião de 279 lugares poderia voar de Londres a São Francisco - do outro lado do mundo - sem reabastecer.
A envergadura de 54 metros da nova aeronave conceitual carrega dois motores turbofan e armazenará hidrogênio no sistema de tanques de combustível criogênico, mantendo-os a uma temperatura de 250 °C negativos (menos 418 ° Fahrenheit).
A ATI estima que “aeronaves movidas a hidrogênio altamente eficientes” terão “economia operacional superior em comparação com aeronaves convencionais a partir de meados da década de 2030 em diante.
Clique na imagem abaixo para o press release da empresa . Há também uma série de FlyZero Report . E aqui para um artigo de Interesting Engineering .