O e-mail newsletter da Gold Standard publicado ontem, 7 de março, começa da seguinte forma: "Com um progresso empolgante ocorrendo nos grupos de trabalho digitais, novas metodologias sendo lançadas em consulta, webinars e eventos ocorrendo, o primeiro trimestre de 2023 está bem dinâmico e progressivo para Gold Standard."
Interessante como isso se conecta com o final nosso post do mesmo dia: "2023 será um ano importante do ponto de vista regulatório e (de regras) de integridade para os Mercados Voluntários de Carbono (VCM)."
Vejamos alguns destaques do Gold Standard.
Em 2023, o Gold Standard está realizando uma série de webinars sobre a operacionalização do Artigo 6. O próximo será em 9 de maio de 2023 "First Eighteen Months: Reflections and Experience from Initial Efforts to Implement Article 6". Leia mais e registre-se aqui.
E um tópico relacionado ao futuro: tokenisation dos créditos de carbono.
A partir de março de 2023, o Gold Standard iniciará a fase de preparação de um novo modelo de criação de ativos digitais, integrados ao Gold Standard Registry. Esta nova fase incluirá cinco empresas web3 – Toucan, Flowcarbon, Thallo, Earthchain e Bitgreen – com base na participação ativa nas fases anteriores. Lembrando, após a consulta pública em 2022 sobre a criação de tokens digitais para representar créditos da Gold Standard usando a tecnologia blockchain, em agosto passado, a Gold Standard criou o Working Group on Digital Assets for Climate Impact. O objetivo desse Grupo de Trabalho era explorar os princípios de melhores práticas para aproveitar as vantagens das tecnologias da "distributed ledger", bem como salvaguardar e evitar incentivos perversos, dupla contagem ou outros riscos.
O principal objetivo da próxima fase, além do desenvolvimento do software, será avaliar a adequação e abrangência de possíveis novas diretrizes para a criação de ativos digitais. Também serão realizadas consultas com outras organizações que buscam criar ativos digitais associados aos créditos de carbono emitidos pelo Gold Standard.
Clique na imagem abaixo para ler mais.
Vale a pena ler novamente este post de dezembro de 2022 "Consultas públicas sobre Verificação Digital e Metodologias no Mercado de Carbono".