Lançado no dia 10 de janeiro de 2023 nos Estados Unidos, projeto para redução de emissões por todo setor de transportes norte americano. O projeto é baseado nas Lei de Infraestrutura e na Lei de Redução da Inflação em apoio às metas dos EUA de garantir uma rede elétrica 100% limpa até 2035 e alcançar emissões net zero de carbono até 2050.
O setor de transporte – que inclui todos os meios por terra, ar e mar para transportar pessoas e mercadorias – responde por um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa dos EUA.
O projeto compreende o desenvolvimento e a implantação de tecnologias de energia limpa, como veículos elétricos, hidrogênio e combustíveis sustentáveis, além de construir a infraestrutura de apoio para transporte limpo, criando empregos bem remunerados em todos os segmentos do setor de transporte e fortalecendo a independência energética do país.
São listadas as seguintes soluções tecnologicas:
elétrica / bateria: incluindo uso estacionário, suporte à rede, estratégia nacional, infraestrutura e reciclagem
hidrogênio: indústrias pesadas, suporte à rede, custos do eletrolisador, durabilidade da célula de combustível, infraestrutura, amônia, metanol
combustíveis líquidos sustentáveis: bioprodutos, descarbonização de plásticos / produtos químicos, custo-efetividade, expansão de bioenergia, etanol
O blueprint categoriza as iniciativas em termos de "oportunidade de longo prazo". Aqueles indicados como "maiores" oportunidades seriam:
"veículos elétricos urbanos de cargas leves" (49% das emissões dos EUA em 2019)
"caminhões pesados para longa distância movidos a hidrogênio" (7%)
"combustíveis líquidos sustentáveis marítimos" (3%)
"combustíveis líquidos sustentáveis para aviação" (11%)
Clique na imagem (ou escaneie o QR Code) abaixo para acessar a ficha técnica de 2 páginas do Blueprint, no site do Office of Energy Efficiency & Renewable Energy, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (há alguns dias nos referimos ao mesmo Departamento, porém ao Office of Energia Nuclear, em artigo sobre energia nuclear)
E aqui para o documento completo (88 páginas) "U.S. National Blueprint for Transportation Decarbonization".