Em 7 de março de 2023, o Departamento de Energia dos EUA (DOE) anunciou uma nova conquista nuclear: como as usinas nucleares podem ajudar a reduzir o custo e aumentar a produção de hidrogênio limpo.
Parte de um projeto compartilhado de US$ 14,5 milhões com a empresa Constellation, a produção limpa de hidrogênio está em andamento na Usina Nuclear "Nine Mile Point" em Oswego, Nova York. A instalação é a primeira desse tipo a gerar hidrogênio limpo usando energia nuclear nos Estados Unidos.
Cerca de 95% do hidrogênio produzido nos Estados Unidos é atualmente proveniente de combustíveis fósseis - abrindo novas oportunidades de mercado para a energia nuclear.
O Sistema de Geração de Hidrogênio em "Nine Mile Point" é um dos quatro projetos apoiados pelo DOE para demonstrar a produção limpa de hidrogênio em usinas nucleares comerciais.
O DOE está investindo bilhões por meio da Inflation Reduction Act visando desenvolver e amadurecer a produção de hidrogênio limpo nos Estados Unidos para ajudar a reduzir as emissões e criar novas oportunidades de emprego para os trabalhadores americanos. Ele também apóia a meta de Hydrogen Shot para reduzir o custo do hidrogênio em 80%, para US$ 1 por 1 quilograma em 1 década.
De acordo com o comunicado de imprensa da Constellation, o sistema de geração de hidrogênio limpo operando em "Nine Mile Point" usa 1,25 megawatts por hora de energia nuclear - carbono zero - para produzir 560 quilos de hidrogênio limpo ao dia. É mais do que suficiente para atender ao uso operacional de hidrogênio da usina, para ajudar em seu resfriamento. A empresa planeja monitorar o desempenho do novo sistema, já que considera a implantação do sistema de de geração de hidrogênio em outras usinas.
Clique na imagem abaixo para o comunicado de imprensa da Constallation, incluindo links para outras referências sobre hidrogênio da própria empresa, como página específica, fact sheet e vídeo.