Estados Unidos e Austrália unem forças em Minerais Críticos, Energia Limpa e Hidrogênio
- Art Dam
- 21 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Você ouviu falar sobre a assinatura do "Australia – United States Climate, Critical Minerals and Clean Energy Transformation Compact" que ocorreu em maio passado?
O Pacto cria uma estrutura para maior cooperação entre os Estados Unidos e a Austrália em minerais críticos e energia limpa. Mais especificamente:
acelerar a expansão e diversificação do fornecimento de energia limpa
promover o fornecimento responsável, sustentável e estável de minerais críticos
impulsionar o desenvolvimento de tecnologias emergentes de baterias; e
apoiar o desenvolvimento de mercados emergentes para hidrogênio limpo e seus derivados
Sujeito à aprovação do Congresso, os Estados Unidos estão basicamente propondo considerar a Austrália como uma “fonte doméstica” sob a Lei de Produção de Defesa dos EUA de 1950, que removeria barreiras para o investimento dos EUA em fontes australianas de minerais na lista de minerais críticos dos EUA (veja a seguir) e poderia fornecer acesso para fornecedores australianos de minerais críticos para programas de empréstimos e garantias dos EUA, bem como outros incentivos dos EUA.
A lista de minerais críticos publicada pelo governo dos EUA inclui cobalto, lítio, níquel, tântalo, titânio, zircônio e outros minerais extraídos na Austrália.
A Declaração Conjunta também identifica as principais ações destinadas a alcançar os objetivos do Pacto:
Identificar e abordar as barreiras ao desenvolvimento e implantação de minerais críticos e energia limpa nos dois países, com o objetivo de aumentar os fluxos de investimento entre ambos, podendo envolver agências de investimento governamentais
Colaborar em projetos e padrões para cadeias de fornecimento de energia limpa para apoiar as agendas de políticas domésticas e estar pronto para a concorrência no mercado global
Promover metodologias robustas de contabilização de emissões para setores e produtos-chave, incluindo hidrogênio, derivados de hidrogênio e "green metals", visando alinhar padrões.
Habilidades adequadas, suporte de treinamento e desenvolvimento da força de trabalho em minerais críticos e tecnologias críticas
Clique na imagem (by Energy Matters) abaixo para ler mais no comunicado oficial da Casa Branca.