top of page

Escopo 3 batendo à porta, parte 2. O que já está sendo feito pelo setor industrial de São Paulo Brasil e poderia ser expandido rapidamente para outros estados brasileiros, países vizinhos e lusófonos.

Terça-feira, 20 de agosto de 2024.


Ontem citamos pequenas e médias empresas (PMEs) surpreendidas por seus clientes internacionais com demandas relativas ao Science Based Targets Initiative (SBTi) e questionários sobre emissões de gases de efeito estufa.


Os testemunhos foram dados ao vivo - estávamos presentes - em evento na sede da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP) no último dia 13 de agosto de 2024. Um deles acrescentou o seguinte:


Ai eu fui pesquisar, fui atrás de quem pudesse nos orientar, nos ajudar. Bati em várias portas, não tive resposta. Foi aqui que eu encontrei o SENAI.


Criado em 1942 no Brasil e com segmentação estadual, SENAI é Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Está presente em milhares de municípios, oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica e já formou mais de 70 milhões de profissionais, inclusive através de acordos de cooperação com outros países como Angola, Paraguai, Cabo Verde, Peru, Guiné Bissau, Guatemala, São Tomé e Príncipe, Jamaica, Timor Leste e Haiti.


O evento foi para lançamento da Jornada de Descarbonização para a indústria do Estado de São Paulo, em parceria conjunta entre FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP. Há tratativas com o SENAI nacional para que todas empresas do sistema indústria possam se inscrever no programa.


Inicialmente focando nas PMEs, trata-se de consultoria especializada em 6 etapas:

(1) Diagnóstico

(2) Gestão de Dados

(3) Inventário GEE (cursos e plataforma)

(4) Otimização de Processos (manufatura lean e eficiência energética)

(5) Plano de Redução (metodologia SBTi)

(6) Implementação (incl. financiamentos)


Semelhante a outro programa, a Jornada de Transformação Digital, empresas industrias com faturamento até R$ 8 milhões terão essas consultorias pagas pela FIESP / SENAI, estimadas de forma genérica por um dos panelistas em 4 horas para o diagnóstico, 20-40 horas nas etapas intermediárias e acima 100 horas nas etapas finais. Quanto a ciclos futuros, a empresa já estará capacitada para atuar de forma autônoma.


Sobre os resultados atingidos pelas PMEs que já aderiram ao programa, foram citados ganhos médios de 37% relativos a eficiência energética. Também foi citado o caso de uma serralheria, com 90% de ganhos em eficiência.


Na mesma ocasião, SENAI-SP e Desenvolve-SP assinaram um termo de cooperação, com o objetivo de desenvolver linhas de crédito para promover a inovação, descarbonização e a competitividade das indústrias do estado de São Paulo.


Outros tópicos relevantes citados no evento foram os Créditos de Carbono, o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (ainda não aprovado pelo Congresso) e o Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM) europeu já em fase pré-operacional.



E na imagem abaixo para o portal Jornada de Descarbonização.


Destacamos dois cursos gratuitos online (20 horas, em português):

  • Desvendado a descarbonização

  • Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa




Jornanda de Descarbonização. Evento FIESP 13 de agosto de 2024.
Jornanda de Descarbonização. Evento FIESP 13 de agosto de 2024.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page