top of page

Era Inteligente? O custo da inação: guia para o CEO navegar pelos riscos climáticos. Novo relatório do Fórum Econômico Mundial e do Boston Consulting Group, antes da Reunião Davos 2025.

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024.


A cerca de um mês da sua próxima reunião anual, o Fórum Econômico Mundial (WEF) publica um novo relatório.


The Cost of Inaction: A CEO Guide to Navigating Climate Risk”.


Este é o título do relatório publicado em 11 de dezembro de 2024 e desenvolvido pela Alliance of CEO Climate Leaders do WEF em colaboração com o Boston Consulting Group (BCG).


“Os riscos climáticos já não são uma ameaça distante; estão a revelar-se agora, perturbando indústrias em todo o mundo. As catástrofes relacionadas com o clima infligiram mais de US$ 3,6 trilhões em danos desde 2000, com os riscos acelerando. Para as empresas, os riscos físicos, como os fenômenos meteorológicos extremos, e os riscos de transição, como o aumento dos preços do carbono, já estão transformando os mercados e remodelando os modelos de negócio.”


É assim que começa o press release do WEF.


A propósito, você deve ter visto este movimento regulatório interessante na Itália, onde, a partir de janeiro de 2025, as empresas estarão obrigadas a adquirir seguro climático para proteger seus ativos contra desastres naturais, como “i sismi, le alluvioni, le frane, le inondazioni, le esondazioni”.


O BCG também publicou sobre o que chama de “BCG-WEF Project: CEO Climate Leaders”, acrescentando que o PIB global poderá sofrer um impacto cumulativo de 16% a 22% até o final do século devido aos danos econômicos causados ​​por desastres relativos às mudanças climáticas, se nenhuma ação for tomada (*).


“As alterações climáticas representam uma ameaça dupla para as empresas: riscos físicos decorrentes de condições meteorológicas extremas e riscos de transição da necessária mudança global para uma economia de baixo carbono”, acrescenta a BGC no seu press release, que pode ser lido aqui, incluindo alguns excelentes exhibits.


Um dos exhibits - cuja fonte é Swiss RE, S&P Global Sustainable, Oxford Economics, Capital IQ e BCG analysis - mostra estimativas do impacto econômico de danos a ativos e interrupção de negócios devido a incêndios florestais, calor, inundações costeiras, inundações fluviais, ciclones, estresse hídrico e secas, versus o normal histórico normalizada para hoje, individualizando:


  • regiões: Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio


  • e setores: serviços de comunicação, serviços públicos, construção e infraestrutura, materiais, alimentos e bebidas, petróleo e gás, saúde, indústria


Vale a pena dar uma olhada como está o seu setor.


Em suma, há muita coisa interessante incluída no relatório, mas talvez o ápice seja o chamado “CEO Climate Leaders Guidebook”.


Clique na imagem abaixo para acessar o relatório de 58 páginas para download.


Citado acima, a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial ocorrerá em Davos, na Suíça, de 20 a 24 de janeiro de 2025, com o tema “Colaboração para a Era Inteligente”.


Vamos acompanhar quais ações concretas serão tomadas, lembrando o alerta do BGC acima (*).



The Cost of Inaction, A CEO Guide to Navigating Climate Risk. World Economic Forum in collaboration with Boston Consulting Group. Cover page. December 2024.
The Cost of Inaction, A CEO Guide to Navigating Climate Risk. World Economic Forum in collaboration with Boston Consulting Group. Cover page. December 2024.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page