Segunda-feira, 30 de setembro de 2024.
Segundo a International Energy Agency, em 2023 a energia solar fotovoltaica foi responsável por três quartos das adições de capacidade renovável em todo o mundo: China na liderança, com 100 GW adicionados em 2022, a União Europeia acelerando com 38 GW, Índia com 18 GW, Brasil dobrando sua capacidade entre 2021 e 2022 para 11 GW, e os Estados Unidos criando estímulos financeiros e fiscais.
Como energia solar só é produzida quando tiver sol, vale a pena entender a dinâmica do sol no globo terrestre.
Equador é a região da Terra onde a duração do dia / noite é praticamente a mesma durante todo o ano. Distanciando-se do Equador, a duração vai mudando. Também muda conforme a estação do ano, o dia aumentando no verão e diminuindo no inverno.
No extremo, isso acaba criando situações interessantes como o “Sol da Meia Noite” ou a “Noite Polar” a partir das posições hemisféricas conhecidas como Círculos Polares. Opostos geográficos, no norte o Círculo Polar Ártico cruza países como Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa, enquanto o Antártico cruza apenas regiões inabitadas no Pólo Sul.
Colocando de uma forma mais aplicada, por exemplo no auge do verão, se você estiver sobre a linha do Círculo Polar e der um passo em direção ao Pólo, o sol nunca vai se pôr no horizonte. Seria a situação do “Sol da Meia Noite”. Se seu passo for em direção ao Equador, verá um breve instante do sol desaparecendo no horizonte, uma noite mínima. No inverno o efeito seria o contrário, a “Noite Polar”.
A União Européia já adota o horário de verão há bastante tempo, tendo rediscutindo o assunto em 2019, antes da aceleração da energia solar fotovoltaica. Clique na imagem abaixo para ler mais a respeito. A imagem consta da publicação “Technical assistance with the public consultation on EU summertime arrangements” de maio de 2019, disponível abaixo para download.
Isso posto e entendido, fica claro que a duração do dia está para a geração de energia solar assim como o uso eficiente da terra está para a agricultura.
Existem outros pontos sobre a geração de energia solar fotovoltaica. Iremos discuti-los no artigo de amanhã.