Hoje é quinta-feira, 25 de abril de 2024.
As fontes de energia de transição / renováveis / limpas / verdes / de baixas emissões normalmente comentadas são 💨 Eólica, ☀️Solar,💧 🌊 Hidráulica, 🌋Geotérmica e 🌳Biomassa.
A energia nuclear ☢ também voltou aos discursos. E ganhando espaço nesta lista. Apesar da questão da eliminação e gestão de resíduos radioativos, que foi um tema quente nas décadas de 70 e 80 (“Atomkraft? Nein, danke”).
A energia nuclear esteve na agenda das recentes reuniões de Davos 2024 e da COP-28 Dubai.
A título de exemplo, estas foram as observações do 🇫🇷 presidente francês: “Le monde aura besoin de plus de nucléaire pendente la transição, ainsi que d’energies renouvelables”.
Independentemente dos problemas recentes, quando a França enfrentou secas severas em seus rios, sendo forçada a desligar algumas de suas centrais nucleares.
Considerando que alguns países com territórios menores ou sem recursos naturais abundantes devem considerar “tornar-se verdes” de outras formas, a energia nuclear poderá ser de fato o caminho nestes tempos de transição energética.
Além dos menores, há também grandes defendendo a energia nuclear, como as empresas petrolíferas e os 🇺🇸 Estados Unidos (EUA). Até de maneiras interessantes.
A Exxon Mobil lançou seu global outlook, “Our view to 2050”, com a seguinte referência: "A energia renovável continua a ser uma grande promessa, e vemos a energia eólica e solar respondendo por 11% do fornecimento mundial de energia em 2050... Outras opções de baixas emissões, como biocombustíveis, captura e armazenamento de carbono, hidrogênio, e nuclear, também desempenharão papéis importantes."
No início de 2023, o Department of Energy dos EUA divulgou como as usinas nucleares poderiam ajudar a reduzir os custos e aumentar a produção de #hidrogênio limpo.
Ou propagando que mais de 90% do tempo, a energia nuclear funciona o tempo todo.
Clique aqui para acessar a biblioteca de informações da World Nuclear Association.
E aqui para a página de recursos do portal do Nuclear Energy Institute, localizado em Washington, EUA. Na página principal você eventualmente poderá ler:
"Energia nuclear. A maior fonte de energia limpa dos 🇺🇸 EUA. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Fortalecendo comunidades. Vital para o nosso futuro.”
Por último, mas não menos importante, tudo isto também significa que “a febre” pelos minerais críticos pode não ser apenas sobre o lítio e afins, para uso em baterias, mas também sobre o urânio.